Período epidémico da gripe chegou ao fim
Com uma taxa de incidência de síndroma gripal na última semana de janeiro de 23,2 por 100.000 habitantes, “o período de epidemia de gripe em Portugal terminou", diz o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, segundo o qual a atividade gripal é agora “esporádica”
No Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe hoje divulgado dá-se conta de que a taxa de incidência de síndroma gripal na última semana de janeiro foi de 23,2 por 100.000 habitantes, “o que indica o fim do período epidémico”.
O boletim refere que desde a segunda semana de janeiro houve uma diminuição do número de casos de gripe detetados laboratorialmente e que na última semana do mês foi identificado um caso positivo para o vírus da gripe do subtipo A (H3).
Pela quarta semana consecutiva diminui também o número de casos de gripe nas unidades de cuidados intensivos. A taxa de admissão chegou a ser de 11,65% mas tinha descido para 0,5% na semana passada, segundo o boletim.
Na primeira semana de janeiro a taxa de incidência da gripe era de 82,4 por cada 100.000 habitantes, tendo descido na semana seguinte para 52,4.
LUSA/SO