Obra da nova Unidade de Saúde de Campo, Valongo, arranca amanhã

As obras de construção da nova Unidade de Saúde de Campo, concelho de Valongo, vão arrancar amanhã, num investimento superior a um milhão de euros

As obras de construção da nova Unidade de Saúde de Campo, concelho de Valongo, vão arrancar amanhã, num investimento superior a um milhão de euros, anunciou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

O novo equipamento visa a instalação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Campo, em substituição das atuais instalações que funcionam num prefabricado.

Na nota enviada às redações, a ARS-Norte sublinha que esta obra tem como objetivo “melhorar condições físicas e funcionais para os utentes e profissionais, proporcionando melhor acesso, mais qualidade e humanização dos cuidados de saúde primários e as condições de gestão para uma resposta às necessidades mais racional e eficiente”.

O equipamento terá seis gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem e duas salas de tratamento, bem como salas de aerossóis, saúde materna, saúde infantil e todas as áreas de apoio necessárias e inerentes ao funcionamento da Unidade de Saúde.

O terreno para a unidade, de 2.500 metros quadrados, foi cedido pela União de Freguesias de Campo e Sobrado.

Já o financiamento, de 1.197.838,08 euros, foi aprovado ao abrigo dos fundos europeus do Portugal 2020.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra decorre precisamente na sexta-feira com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, bem como de autarcas locais como o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A ARS-Norte aponta, no mesmo comunicado, que no ano que agora termina avançou com obras de construção ou requalificação em equipamentos de Vilar do Andorinho (Vila Nova de Gaia), Baguim do Monte (Gondomar) e Santiago do Bougado (Trofa).

No mesmo documento, a instituição acrescenta que conta avançar com novas edificações, no início de 2017, em Martim (Barcelos), bem como na Batalha (Porto), num investimento total calculado da ordem de aproximadamente 8.350.000 euros.

LUSA/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais