Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • Joana Oliveira

APDPI. “Episódios de incontinência não são normais e devem ser vistas por uma equipa multidisciplinar”

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) foi recentemente criada com o intuito de ajudar e encaminhar os doentes que sofram com algum tipo de incontinência. Em entrevista, a presidente da associação, Joana Oliveira, explica como surgiu esta iniciativa e fala da importância do acompanhamento destes doentes. 

  • Bercina Candoso

Incontinência urinária de esforço. “Estas mulheres apresentam quadros de depressão que levam ao isolamento social”

Enquanto não tratada, a incontinência urinária de esforço pode ter um impacto muito negativo nas mulheres. Em entrevista, Bercina Candoso, assistente hospitalar graduada de Ginecologia e Obstetrícia na ULS de Santo António e responsável pela Unidade de Uroginecologia e Pavimento Pélvico do Centro Materno Infantil do Norte, fala um pouco sobre esta patologia, apontando que pode ser de fácil resolução.

Incontinência urinária por regurgitação. “Diagnóstico precoce pode impedir lesão do aparelho urinário alto”

No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se celebra a 14 de março, Miguel Silva Ramos, assistente hospitalar graduado de Urologia na ULS de Santo António e presidente da Associação Portuguesa de Urologia (APU), fala sobre incontinência urinária por regurgitação e apela a um diagnóstico precoce de modo a evitar complicações.

Infertilidade. “Custa-me perceber que o casal não parte para o tratamento por motivos financeiros”

Entre fevereiro e junho, Miguel Raimundo, Ginecologista e Obstetra com área de atividade principal em Medicina de Reprodução, vai abordar vários temas ligados à infertilidade nas FNAC Talks em Alfragide. Com o objetivo de informar as pessoas relativamente a várias temáticas inseridas nesta doença, o médico explica como deve ser feita a abordagem ao casal infértil, bem como o facto de os tratamentos de fertilidade ainda serem um entrave financeiro para muitos casais.

  • cancro da próstata

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. “O carcinoma da próstata é um problema de saúde pública”

Lançada em novembro de 2023, a plataforma ‘Próstata sem Tabus’ foi criada com o intuito de incentivar os homens com mais de 50 anos a cuidarem da saúde da sua próstata. No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, Pedro Nunes, médico Urologista na ULS Coimbra, fala sobre a importância do diagnóstico precoce.

  • João Varregoso

Cancro da próstata. “Há uma percentagem de homens que não se vigia por receio infundado de exames invasivos”

O cancro da próstata é a segunda principal causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos de idade, revelam dados transmitidos pela Associação Portuguesa de Urologia. No sentido de abordar e desmistificar esta doença, João Varregoso, médico Urologista, fala sobre esta patologia, desde o diagnóstico aos riscos, passando pelos mais recentes avanços a nível de tratamentos.

“Temos mais uma ferramenta para a incontinência urinária feminina, com muito bons resultados”

A equipa de Urologia Funcional do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte realizou, no final de junho, pela primeira vez em Portugal, um novo tratamento para a incontinência urinária de esforço feminina: a injeção de bulking agents. O urologista Ricardo Pereira e Silva explica em que consiste e fala das suas indicações e resultados.

“A incontinência urinária é responsável por uma significativa perda de qualidade de vida”

No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala a 14 de março, Renato Lains Mota, urologista do Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, fala desta patologia no sexo masculino, que, segundo refere, é responsável por uma significativa perda da qualidade de vida.

“A incontinência urinária de esforço e o prolapso dos órgãos pélvicos partilham fatores de risco”

Sofia Alegra, secretária da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, alerta para duas patologias que podem coexistir e ter grande impacto na vida da mulher: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos.

Go to Top