• Síndrome de Cockayne

Síndrome de Cockayne. Descodificado mecanismo de reparo durante a transcrição de informação genética

A síndrome de Cockayne é uma doença autossómica recessiva grave causada por mecanismos defeituosos no DNA.

Investigadores criam material implantável que trava inflamação da osteoartrite

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.

  • hepatite B

Hepatite B. Doentes reumáticos devem ser vacinados antes de terapêutica biológica

Os doentes reumáticos de risco e não imunizados devem ser vacinados contra a hepatite B antes de iniciarem tratamentos com medicamentos biológicos. A conclusão é de um estudo realizado pelo Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e liderado pelo reumatologista Vasco C. Romão.

Investigadores desvendam alterações que desencadeiam aparecimento de lúpus

A descoberta abre portas para "o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças autoimunes", de acordo com o estudo. Mais de 90% dos doentes com lúpus são mulheres e a doença surge, frequentemente, entre os 15 e 45 anos.

Prémios Santa Casa distinguem estudos terapêuticos para Alzheimer e lesões vertebro-medulares

Os Prémios Santa Casa Neurociências distinguem este ano investigações de terapias regenerativas para lesões vertebro-medulares com proteínas de células estaminais e tratamento da doença de Alzheimer com um composto que atua no cérebro.

Go to Top