• Perturbação obsessivo-compulsiva

“A perturbação obsessivo-compulsiva, em si, é um risco, porque implica muito sofrimento”

Albino Oliveira-Maia, médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, é também o presidente do conselho científico Associação Portuguesa OCD Foundation, que vai ser apresentada hoje, em Lisboa. Em entrevista, o responsável apela a que se aposte mais no conhecimento da perturbação obsessivo-compulsiva, inclusive junto dos profissionais de saúde.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. “Estamos perante uma nova era de medicamentos”

A terceira edição da Conferência Nacional de Canábis Medicinal vai realizar-se no dia 23 de março na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Destinado à comunidade de profissionais de saúde, e tendo em conta que recentemente o Infarmed aprovou três medicamentos à base de canábis medicinal, este evento pretende ajudar a difundir conhecimento relativo a esta área.

  • psiquiatria

“PSIQUIATRICAMENTE – Psiquiatria Essencial na Prática Clínica” compila “as últimas linhas de orientação terapêutica”

O livro recém-lançado “PSIQUIATRICAMENTE – Psiquiatria Essencial na Prática Clínica” foi coordenado por João Facucho, assistente hospitalar de Psiquiatria, e Pedro Cintra, diretor do departamento de Saúde Mental do Hospital de Cascais, com a ajuda do ACeS Cascais. Com esta publicação, os especialistas pretendem contribuir para a literacia em Psiquiatria de vários profissionais de saúde, nomeadamente médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF).

Saúde Mental. “É necessário dar apoio aos pais que sofreram experiências adversas no passado”

No âmbito do simpósio que marcou o início do projeto europeu “Let’s Talk About Children” (LTC), com o intuito de promover a saúde mental de crianças, jovens e famílias, o SaúdeOnline entrevistou Joaquim Cerejeira, professor de Psiquiatria na Universidade de Coimbra e coordenador do projeto em Portugal.

III Jornadas do Serviço de Psicologia do CHUSJ. “Serão abordados problemas prementes no atual contexto social”

No sentido de esclarecer algumas das temáticas que serão abordadas entre hoje e amanhã nas III Jornadas do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o SaúdeOnline entrevistou a comissão organizadora, nomeadamente Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia, Cláudia Sousa, coordenadora do serviço da unidade de Neuropsicologia, e Vânia Gonçalves, psicóloga clínica.

Saúde Mental. “É necessário dar apoio aos pais que sofreram experiências adversas no passado”

No âmbito do simpósio que marcou o início do projeto europeu “Let’s Talk About Children” (LTC), com o intuito de promover a saúde mental de crianças, jovens e famílias, o SaúdeOnline entrevistou Joaquim Cerejeira, professor de Psiquiatria na Universidade de Coimbra e coordenador do projeto em Portugal.

  • Psicogeriatria

“Deveriam existir mais consultas de Psicogeriatria em Portugal”

João Facucho, psiquiatra, enfatiza a necessidade de se dar mais apoio à saúde mental dos idosos. Para tal, acredita, os mais velhos deveriam ter acesso a consultas de Psicogeriatria, nomeadamente no setor público.

  • patologia psiquiátrica

“Queremos que os médicos de MGF possam gerir e abordar a patologia psiquiátrica com maior confiança”

Hoje e amanhã decorre, em Coimbra, o IV PrimariaMente, um curso de Saúde Mental para a Medicina Geral e Familiar. José Diogo Andrade, interno de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e membro da comissão organizadora, comenta alguns dos temas abordados e que devem ser do conhecimento dos médicos de família.

  • chemsex

Chemsex. “As motivações podem relacionar-se com dificuldades já vividas, como solidão e falta de desejo sexual”

Filipe Couto Gomes é psiquiatra, coordenador da DiverGENTE (DICAD-ARSLVT), uma consulta de adictologia e sexologia para pessoas que fazem chemsex, para a comunidade LGBTQIAPN+ ou trabalhadoras do sexo. Ao SaúdeOnline esclarece o que é esta prática e quais os riscos associados.

Go to Top