MSD anuncia dados positivos sobre vacina pneumocócica conjugada investigacional

A MSD anuncia dados positivos sobre V116, uma vacina pneumocócica conjugada investigacional de 21 valências especificamente concebida para adultos, que evidenciou respostas imunitárias em adultos.

  • investigação

Instituto do Porto lidera projeto que usa IA para diagnóstico de doenças pulmonares

O projeto surge como resposta aos desafios associados à proliferação de doenças do foro respiratório relacionadas com cancro, doenças intersticiais e condições inflamatórias.

  • doenças respiratórias

Relatório revela menos mortes por pneumonia e manutenção das mortes por cancro do pulmão até 2022

Os resultados do 16.º Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR), responsável por analisar o panorama da saúde respiratória a nível nacional, entre 2018 e 2022, foram divulgados hoje. Concluiu-se que em 2021 o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu face a 2020, registando-se o óbito de 10.255 pessoas, menos 988 do que no ano anterior.

  • pneumologistas

Pneumologistas do São João avaliam exposição ambiental dos utentes

Dois Pneumologistas do CHUSJ querem avaliar a exposição ambiental dos utentes por considerarem que a humidade e o bolor podem ser “causas silenciosas” de doenças como a Pneumonite de Hipersensibilidade, patologia referenciada para transplante pulmonar.

  • cancro da mama

Aumentaram 80% os novos casos de cancro abaixo dos 50 anos desde 1990

Depois do cancro da mama, os cancros da traqueia, do pulmão, do estômago e do intestino causaram o maior número de mortes nesta faixa etária, de acordo com um estudo.

  • Asma

Investigadores do Porto criam ferramenta digital para controlo diário da asma

A investigação comprovou que o novo método eletrónico pode também ajudar na estratificação dos pacientes com asma para a seleção de medicamentos biológicos, aplicação em ensaios clínicos ou estudos observacionais.

Cinco projetos de investigação em saúde recebem financiamento de 200 mil euros

Os cinco projetos de investigação são de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (FCG-IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA).

Covid-19: Vacina nasal desenvolvida na Alemanha passa nos testes de proteção imunológica

Os investigadores acreditam que as vacinas nasais serão uma boa opção para serem utilizadas em locais com acesso limitado a pessoal médico treinado, além de serem mais baratas e mais fáceis de armazenar e de transportar.

Go to Top