SaudeOnline.pt / Onconline / onco-entrevistas
  • Miguel Mascarenhas

Projeto português que permite detetar lesões precursoras de cancro anal foi distinguido mundialmente

Um grupo liderado por Miguel Mascarenhas, gastrenterologista da ULS São João e docente da Faculdade de Medicina de Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio Banco Carregosa/SRNOM. A distinção foi atribuída a propósito do desenvolvimento de uma tecnologia que utiliza a inteligência artificial (IA) para identificação de precursores de cancro anal em anoscopia de alta resolução.

Células CAR-T. “Uma terapia revolucionária em tumores hematológicos”

Maria Gomes da Silva é hematologista no IPO Lisboa e destaca a mudança de paradigma em consequência da terapia com células CAR-T nalguns tumores hematológicos. A médica foi uma das oradoras de um evento sobre Imunoterapia, que decorreu, no sábado, em Lisboa. A organização esteve a cargo da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e conta com a parceria BataZu Family.

  • canábis medicinal

Canábis medicinal. “As principais dificuldades desta terapêutica é o preço e a formulação”

Hugo Ribeiro é médico paliativista e é um dos oradores convidados que vai participar no debate científico que irá decorrer no final da 3.ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal, dia 23 de março, em Coimbra.

  • canabinoides

“Existe um interesse da comunidade médica em perceber as mais-valias dos canabinoides”

Raul Marques Pereira, médico de Medicina Geral e Familiar e diretor executivo no Centro de Medicina Digital P5, vai ser um dos oradores da 3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. Em entrevista, fala da sua intervenção “Canabinoides: como quebrar barreiras para aumentar o acesso do fármaco certo ao respetivo doente?”, destacando a importância da formação dos profissionais de saúde.

  • Márcio Tavares

Mieloma múltiplo. “Apesar de incurável, está a evoluir para uma doença crónica”

Durante o mês de março assinala-se a luta contra o mieloma múltiplo. Em entrevista, Márcio Tavares, Hematologista na Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho, fala sobre este tipo de cancro hematológico, que diz respeito ao "segundo mais comum, apenas precedido pelo linfoma".

Reunião da Primavera do GECP aborda o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão

No dia 16 de março terá lugar a Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP), no Monte Real Hotel Termas e SPA. O evento, exclusivamente reservado aos sócios do GECP (que congrega especialistas intervenientes no diagnóstico, estadiamento e tratamento do cancro do pulmão), promete trazer novidades sobre o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão (TNE).

  • cancro do pulmão

Cancro do pulmão de pequenas células. Primeiros sintomas idênticos a outras patologias

O prognóstico do cancro do pulmão de pequenas células costuma ser “sombrio”, face à sua rápida progressão. António Araújo, Diretor do Serviço de Oncologia da ULS Santo António, alerta para os sintomas que na fase inicial, se confundem com outras patologias.

“Desejamos assegurar um diagnóstico de excelência e um tratamento adequado para os doentes com linfoma”

A reunião científica “Lugano Review”, organizada pelo Grupo Português de Linfomas (GPL) da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), vai ter lugar no dia 24 de fevereiro, em Lisboa. Em entrevista, Maria Gomes da Silva, presidente da SPH, fala das razões que incentivaram o GPL a organizar esta reunião, bem como dos principais desafios atuais dos hematologistas que tratam esta patologia.

  • Joana Pereira

Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS. “A missão é constituir uma autoridade de referência a nível europeu”

Joana Pereira, médica especialista do serviço de Pneumologia da ULS Braga foi eleita secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS). Em entrevista, afirma que o cargo representa “o reconhecimento do trabalho realizado até agora”, e que é “uma oportunidade e um privilégio poder continuar a trabalhar com uma equipa que integra pneumologistas e investigadores de referência a nível europeu”.

  • cancro da próstata

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. “O carcinoma da próstata é um problema de saúde pública”

Lançada em novembro de 2023, a plataforma ‘Próstata sem Tabus’ foi criada com o intuito de incentivar os homens com mais de 50 anos a cuidarem da saúde da sua próstata. No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, Pedro Nunes, médico Urologista na ULS Coimbra, fala sobre a importância do diagnóstico precoce.

Go to Top