UC está a investigar cérebro dos bebés para melhor perceber a interação com adultos

A investigação do funcionamento do cérebro de bebés para melhor compreender os impactos da interação com adultos no desenvolvimento social e da linguagem é o objetivo de um projeto da Universidade de Coimbra (UC), anunciou a instituição.

  • parkinson

Grupo de cientistas acredita que sons poderão ajudar na avaliação do Parkinson

Um grupo de cientistas, entre os quais um português da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), descobriram que os sons poderão ajudar na avaliação de pessoas com doença de Parkinson, revela um estudo internacional divulgado.

  • Síndrome de Cockayne

Síndrome de Cockayne. Descodificado mecanismo de reparo durante a transcrição de informação genética

A síndrome de Cockayne é uma doença autossómica recessiva grave causada por mecanismos defeituosos no DNA.

Fundação Lundbeck entrega BRAIN PRIZE 2024 a projeto pioneiro em neurociência computacional e teórica

Os professores Larry Abbott, Terrence Sejnowski e Haim Sompolinsky foram pioneiros no campo da neurociência teórica e computacional e tiveram um contributo fundamental na compreensão do cérebro. Os investigadores prepararam o caminho para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) inspirada no cérebro.

  • cérebro

Investigador mapeia ciclos de prazer e forma como a música ‘orquestra’ o cérebro

A música e a forma como o cérebro lhe reage, a antecipação de prazer, a procura por significado e “uma vida bem vivida” através da partilha artística são focos do trabalho do professor de neurociências em Oxford Morten Kringelbach.

Variantes raras de gene podem estar associadas a causa para ser canhoto

A característica de ser canhoto ou destro depende do hemisfério cerebral dominante, mas pode também estar associada, no caso dos esquerdinos, a variantes raras de um gene envolvido na formação de células, aponta um estudo.

  • cérebro

Estudo revela que o cérebro humano está a ficar maior

Um novo estudo da University of California Davis Health revela que o cérebro humano está a ficar maior, o que poderá levar a um aumento da reserva cerebral, reduzindo potencialmente o risco global de demências relacionadas com a idade.

  • regeneração dos neurónios

UC lidera projeto europeu para nova tecnologia que visa a regeneração dos neurónios

A Universidade de Coimbra lidera consórcio europeu que tem como objetivo potenciar a regeneração de neurónios em situações graves, como é o caso de AVC.

Estudo revela que cerca de metade da população mundial tinha uma doença neurológica em 2021

Quase metade da população mundial em 2021 sofria de uma doença neurológica, principal causa de problemas de saúde e incapacidade a nível global, estima um estudo hoje publicado na revista médica The Lancet Neurology.

Go to Top