• Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

  • Denis Gabriel

PANORAMA-AVC. “57% dos doentes com AVC não têm acesso a internamento em Unidade de AVC logo após o ictus”

Os resultados do projeto PANORAMA-AVC foram discutidos por Denis Gabriel, médico neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, que foi um dos oradores do 18º Congresso Português do AVC. Em entrevista, o também membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) fala sobre o impacto do projeto a nível do presente e do futuro.

  • AVC

18º Congresso Português do AVC. “Existe um caminho considerável a percorrer no acesso às unidades de AVC”

Em entrevista, Diana Aguiar de Sousa, neurologista na ULS de São José, Professora Auxiliar na FMUL e vice-presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), abordou os principais pontos do 18º Congresso Português do AVC. A especialista destacou o estudo PANORAMA-AVC que, segundo a mesma, fornece "uma perspetiva alargada daquilo que é o estado dos cuidados ao AVC em Portugal".

Novo equipamento para realização de exames PET/CT do CHUSJ oferece a “possiblidade de ajustar os tratamentos de forma individualizada”

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou um equipamento para realização de exames PET/CT capaz de detetar mais precocemente algumas doenças do foro oncológico, neurológico e cardíaco. Em entrevista ao SaúdeOnline, Teresa Faria, diretora do serviço de Medicina Nuclear do CHUSJ fala sobre este equipamento e os seus benefícios.

“HelpEpi: Em crise epilética, dá a mão”. Projeto pretende “formatar as crianças para agir perante uma crise epilética”

Criadoras do projeto "HelpEpi: Em crise epilética, dá a mão", Ana Justo, Inês Serra, Ana Pinto e Ana Carvalho venceram o segundo prémio da 14.ª edição dos Angelini University Award (AUA). Em entrevista ao SaúdeOnline, o grupo explica em que consiste esta iniciativa, centrada na personalização da intervenção e promoção da literacia em saúde relativamente à temática da epilepsia. A ideia principal passa pela criação de uma plataforma online, bem como de formações dirigidas a professores para que estes saibam como agir perante uma crise epilética, ao mesmo tempo que capacitam os seus alunos deste conhecimento.

Doenças Neuromusculares. “No nosso país não existe uma tradição de investigação neste grupo de doenças e os apoios são escassos”

O diagnóstico de uma doença neuromuscular pode causar um impacto "devastador" na vida de um doente e na sua família. Em entrevista ao SaúdeOnline, Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), aborda a situação atual das pessoas portadoras desta doença, os avanços que têm sido desenvolvidos a nível de investigações, bem como o que tem sido feito de forma a consciencializar para esta patologia.

“Utilização da tecnologia para promover o empoderamento da pessoa com epilepsia e do cuidador”

Uma equipa interdisciplinar com um ponto em comum, "o contacto com pessoas com epilepsia" venceu a 14ª edição do Angelini University Award (AUA), através do projeto EpiGest, uma ferramenta digital de apoio à pessoa com epilepsia e cuidadores. Em entrevista ao SaúdeOnline, o grupo vencedor falou desta iniciativa e explicou em que consiste o projeto.

  • envelhecimento

“É urgente olhar para as demências como uma prioridade de saúde pública”

A Alzheimer Portugal apresentou há um ano o documento “Pela Memória Futura – Manifesto por uma resposta nacional integrada à doença de Alzheimer e outras demências”. Já na altura apelava para a importância de se ver as demências como uma prioridade e para os planos regionais de saúde serem implementados. O alerta mantém-se atualmente, segundo Maria Rosário Zincke, presidente da Associação.

  • esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Projeto de big data visa ajudar doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Mamede de Carvalho é neurologista e responsável pela Consulta de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), mais propriamente no Hospital de Santa Maria. Em entrevista ao SaúdeOnline dá a conhecer o projeto BRAINTEASER, que tem como objetivo integrar dados que permitam uma resposta mais personalizada a doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

Go to Top