“A interação da MGF com a Ginecologia é fundamental para cuidados holísticos e centrados na mulher”

As ginecologistas Maria João Carvalho e Cristina Nogueira-Silva são as responsáveis pelo Congresso que tem como principal objetivo a criação de sinergias comuns e vias de comunicação privilegiadas entre Ginecologia e MGF. Em suma, pretende-se melhorar a saúde da mulher desde a menarca à menopausa.

  • Nutri-Score

“Não existe evidência científica quanto aos benefícios do Nutri-Score”

O investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, põe em causa a eficácia do sistema de rotulagem Nutri-Score, que foi adotado em oito países europeus, incluindo Portugal. Em causa está a falta de evidência científica robusta das suas mais-valias.

Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • Idosos institucionalizados

Idosos institucionalizados. “O médico geriatra devia ser presença obrigatória nas ERPI”

Jean-Pierre Michel dedica-se à Geriatria há mais de 40 anos, em França. Vai ser um dos oradores da 2.ª Reunião da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, que decorre amanhã, online. O médico geriatra defende a presença obrigatória deste especialista em todas as ERPI.

  • Perturbação obsessivo-compulsiva

“A perturbação obsessivo-compulsiva, em si, é um risco, porque implica muito sofrimento”

Albino Oliveira-Maia, médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, é também o presidente do conselho científico Associação Portuguesa OCD Foundation, que vai ser apresentada hoje, em Lisboa. Em entrevista, o responsável apela a que se aposte mais no conhecimento da perturbação obsessivo-compulsiva, inclusive junto dos profissionais de saúde.

  • Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

Nuno Jacinto. “Temos o dever de dignificar a MGF para termos melhores cuidados de saúde”

Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), realça a necessidade de se dignificar a MGF, esperando que haja mudanças que tenham em conta as diferentes realidades do país. Em relação ao 41.º Encontro Nacional APMGF, aborda alguns dos temas em destaque.

“Temos cada vez mais evidências de que os desajustes da flora intestinal se relacionam com várias doenças”

De acordo com Conceição Calhau, os casos em que existe sintomatologia que remete para desequilíbrios na flora intestinal devem ser tratados, de modo a apoiar o tratamento de qualquer outra doença que possa coexistir. Em entrevista, a professora catedrática da NOVA Medical School e nutricionista especialista em Nutrição Clínica, explica a relação da alimentação com a saúde do intestino e refere em que casos deve ser feita suplementação de pre e/ou probióticos.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

  • canábis medicinal

Canábis medicinal. “As principais dificuldades desta terapêutica é o preço e a formulação”

Hugo Ribeiro é médico paliativista e é um dos oradores convidados que vai participar no debate científico que irá decorrer no final da 3.ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal, dia 23 de março, em Coimbra.

Go to Top