• vacina

Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”

Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.

Estudo indica que cães e gatos poderão transmitir “superbactérias” resistentes a antibióticos aos donos

Um estudo realizado em Portugal e no Reino Unido sugere que cães e gatos de estimação desempenham um papel importante na propagação de bactérias resistentes a antibióticos.

  • LSECtin

O impacto dos níveis da proteína LSECtin na progressão da cirrose

A diminuição dos níveis da proteína LSECtin aumenta um tipo específico de células imunitárias no fígado que pode contribuir negativamente para a progressão da cirrose. Esta é a conclusão de um estudo do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha.

  • Síndrome de Cockayne

Síndrome de Cockayne. Descodificado mecanismo de reparo durante a transcrição de informação genética

A síndrome de Cockayne é uma doença autossómica recessiva grave causada por mecanismos defeituosos no DNA.

Quase 40% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra doentes obesos

Um inquérito realizado em oito países de todo o mundo indica que 38% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra os doentes obesos e que dois terços não veem a obesidade como uma doença crónica.

  • antibióticos

Desenvolvida nova classe de antibióticos eficazes contra bactérias multirresistentes

Um consórcio multinacional liderado por cientistas da Universidade de Uppsala (Suécia) descobriu, e testou com sucesso em ratos, uma nova classe de antibióticos com capacidade de curar infeções causadas por bactérias multirresistentes.

MSD anuncia dados positivos sobre vacina pneumocócica conjugada investigacional

A MSD anuncia dados positivos sobre V116, uma vacina pneumocócica conjugada investigacional de 21 valências especificamente concebida para adultos, que evidenciou respostas imunitárias em adultos.

Cientistas propõem guião para a prevenção de pandemias com base na biodiversidade

Cientistas propuseram um guião para a prevenção de pandemias, com base na conservação de áreas naturais e na promoção da biodiversidade, que proporcione a distância para limitar o contacto e a transferência de agentes patogénicos para os humanos.

ULS Coimbra cria ecossistema de dados de saúde para uso em investigações

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou a criação de um ecossistema de dados de saúde para utilização de investigadores e parceiros em projetos de investigação e desenvolvimento de algoritmos para inteligência artificial.

Go to Top