• saúde

“Na Saúde não nos podemos dar ao luxo de estar sempre a reverter as reformas estruturais”

Nuno Rodrigues é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Ao SaúdeOnline, defende que o novo Governo não deve fazer ‘tábua rasa’ da reforma da Saúde iniciada pela anterior legislatura, mas, independentemente disso, devem ser reavaliadas algumas medidas. Apenas dessa forma se pode deixar de ter “vários SNS”.

Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • Idosos institucionalizados

Idosos institucionalizados. “O médico geriatra devia ser presença obrigatória nas ERPI”

Jean-Pierre Michel dedica-se à Geriatria há mais de 40 anos, em França. Vai ser um dos oradores da 2.ª Reunião da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, que decorre amanhã, online. O médico geriatra defende a presença obrigatória de um médico geriatra em todas as ERPI.

  • Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

“Só valorizando o trabalho médico conseguiremos reter estes profissionais no SNS”

Fernando Salvador é o presidente 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna, que se vai realizar de 23 a 26 de maio, no Algarve. Em entrevista ao Saúde Online, o diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro falou das novidades, inovações e objetivos deste que é o maior evento anual da SPMI. Mas não é tudo… o especialista lamenta a “crise”, atualmente, vivida pelo SNS e refere que é fundamental melhorar as condições laborais dos profissionais, evitando perdê-los para a medicina privada ou para o estrangeiro.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

  • canábis medicinal

Canábis medicinal. “As principais dificuldades desta terapêutica é o preço e a formulação”

Hugo Ribeiro é médico paliativista e é um dos oradores convidados que vai participar no debate científico que irá decorrer no final da 3.ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal, dia 23 de março, em Coimbra.

  • canabinoides

“Existe um interesse da comunidade médica em perceber as mais-valias dos canabinoides”

Raul Marques Pereira, médico de Medicina Geral e Familiar e diretor executivo no Centro de Medicina Digital P5, vai ser um dos oradores da 3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. Em entrevista, fala da sua intervenção “Canabinoides: como quebrar barreiras para aumentar o acesso do fármaco certo ao respetivo doente?”, destacando a importância da formação dos profissionais de saúde.

Revisão do preço compreensivo na hemodiálise para manter “altos níveis de qualidade”

Um estudo intitulado “Preço compreensivo da hemodiálise em Portugal”, de autoria de Eduardo Costa, especialista em Economia da Saúde, financiado pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), revelou que a introdução de um modelo dinâmico de preço compreensivo e a eventual revisão do modelo de gestão integrada da doença renal crónica são instrumentos cruciais para garantir a continuidade da excelência dos cuidados de hemodiálise prestados aos doentes em Portugal, com reflexos na sua longevidade e na sua qualidade de vida. Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, fala sobre o mesmo.

3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. “Estamos perante uma nova era de medicamentos”

A terceira edição da Conferência Nacional de Canábis Medicinal vai realizar-se no dia 23 de março na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Destinado à comunidade de profissionais de saúde, e tendo em conta que recentemente o Infarmed aprovou três medicamentos à base de canábis medicinal, este evento pretende ajudar a difundir conhecimento relativo a esta área.

Go to Top