SaudeOnline.pt / Infectonline / infecto-entrevistas

Relatório PrEP UP. “Universalizar o acesso à PrEP é tornar universal o acesso à prevenção combinada”

Foi recentemente publicado o relatório técnico PrEP até 2022, que tem por objetivo descrever a introdução e implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) para VIH em Portugal e resumir as recomendações para a expansão ou fornecimento universal no país. Elaborado por um grupo de trabalho com representantes da Abraço, APECS, GAT, ILGA e ISPUP, os autores esperam que, com este documento, seja dado mais um passo em frente para a operacionalização da Portaria n.º 402/2023, de 4 de dezembro, que prevê a introdução de novos modelos de prestação de consultas de PrEP em Portugal.

  • SIDA

“A SIDA já não é como há 35 anos, uma doença que matava em poucos meses ou anos”

Fausto Roxo, Responsável pela Unidade de Doenças Infeciosas do Hospital de Santarém, fala da SIDA como uma doença crónica e alerta para o fim do estigma. Um doente em tratamento, com carga viral indetetável não transmite o vírus.

  • vacinação

“A maioria das infeções respiratórias podem ser prevenidas através da vacinação”

No seguimento do Simpósio “Uma Nova Era para a Imunização da Covid-19 e da Gripe”, que decorreu no 39.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia A do CHUC, fala da importância da adesão vacinal para prevenção das infeções respiratórias. Apela ainda ao alargamento do Plano Nacional de Saúde.

  • vacina da gripe

“A vacina da gripe é a principal medida de prevenção, sobretudo nos grupos de risco”

O pneumologista Luís Rodrigues, do Hospital Distrital de Santarém, fala sobre as complicações associadas à gripe e que afetam, sobretudo, grupos de risco. Mais que remediar, o médico defende a aposta na vacinação todos os anos.

Doença Invasiva Pneumocócica. “Utilizar vacinas conjugadas com mais serotipos é uma grande mais-valia”

José Melo Cristino, Professor Catedrático de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica de que forma a vacinação pode prevenir a infeção pneumocócica grave. O especialista foi um dos oradores do Webinar “Vacina às 9”, no qual foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Vacinação diminui “de forma significativa” prevalência da doença invasiva pneumocócica

Filipe Froes, pneumologista e diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente-CHULN, apela à vacinação antipneumocócica. O especialista foi o moderador do Webinar “Vacina às 9”, onde foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

“A gripe tem um papel muito importante no desencadear de eventos cardiovasculares”

Manuel Carrageta, presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), espera que a nova vacina quadrivalente de dose elevada contra a gripe chegue, no próximo ano, a toda a população com mais de 65 anos. Em causa está não só a prevenção de infeções respiratórias graves, mas também de eventos cardiovasculares.

VIH. “Os PRO garantem que as necessidades são conhecidas e que a prestação de cuidados é assegurada”

Em entrevista, a enfermeira Catarina Esteves Santos, da Unidade de VIH do Hospital de Cascais, realça as mais-valias dos Patient Reported Outcomes (PRO) para melhorar os cuidados e qualidade de vida das pessoas com VIH.

Entrevista. “Dois terços das bronquiolites em crianças são provocadas pelo vírus sincicial respiratório”

A infeção por este vírus, que atinge 90% das crianças até aos dois anos, pode mesmo levar ao internamento e deixar sequelas, diz, em entrevista, o pediatra Hugo Rodrigues, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

Go to Top