SaudeOnline.pt / HIPERTENSÃO E RCV- entrevistas

“Todos os doentes que sofrem um EAM devem fazer reabilitação cardíaca”

A coordenadora do Centro de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e da Faculdade de Medicina de Lisboa, Ana Abreu, defende ser necessário criar mais centros de reabilitação cardíaca, e otimizar a referenciação.

IC. Novas guidelines trazem “algoritmo terapêutico simplificado” para iniciar “o mais cedo possível”

Ao SaúdeOnline, a cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra destaca o novo algoritmo, de quatro fármacos, para o tratamento inicial de doentes com IC com fração de ejeção reduzida e em que os inibidores da SGLT2, como a empagliflozina, têm agora indicação classe I A.

  • AVC

AVC. “Metade dos indivíduos com 50 anos já apresenta, pelo menos, três fatores de risco”

Segundo o vice-presidente da SPAVC, Vítor Tedim Cruz, "rever o controlo destes fatores, anualmente, com o seu médico de família é um passo crucial" na prevenção de eventos como o AVC, ou enfarte agudo do miocárdio.

AVC. Portugal tem feito avanços na prevenção mas ainda são “insuficientes”

Apesar de a mortalidade por AVC ter diminuído 40%, esta continua a ser a principal causa de morte em Portugal. "Temos de parar as "pandemias" do sal, açúcar, tabagismo e sedentarismo", diz o neurologista e Coordenador da Unidade de Neurologia do Hospital de Cascais.

“A tendência é que a IC venha a aumentar a sua expressão”

O envelhecimento da população e a pandemia da “diabesidade” são fatores que contribuem para aumento da prevalência da insuficiência cardíaca, diz o coordenador do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

“Aspirina [como prevenção] deve ser feita apenas num grupo restrito de pessoas com muito alto RCV”

Segundo o cardiologista Rui Guerreiro, os últimos estudos mostram que, nas pessoas que nunca tiveram um enfarte ou um AVC, a aspirina aumenta a possibilidade de hemorragias, principalmente ao nível gastrointestinal.

  • ATTR-CM

“Temos de apostar no diagnóstico precoce da ATTR-CM”

A miocardiopatia amiloide associada a transtirretina é uma forma rara de Insuficiência Cardíaca que afeta mil a duas mil pessoas em Portugal, estima o cardiologista Carlos Aguiar. Esta patologia é de difícil diagnóstico. Em entrevista, o médico do Hospital de Santa Cruz sublinha os sinais de alerta para doentes e profissionais de saúde.

Go to Top