SaudeOnline.pt / Hematonline / hemato-investigação

Maioria dos portugueses com mieloma múltiplo nunca ouviu falar da doença

A maioria (87,1%) dos portugueses confrontados com o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM) nunca tinha ouvido falar desta doença, apresentando apreensão e tristeza no momento do diagnóstico, com 36,6% a afirmar a necessidade de apoio psicológico para ajudar na gestão da sua doença.

Investigadores querem melhorar sobrevivência de doentes com leucemia mieloide aguda

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vão procurar novos tratamentos para melhorar a sobrevivência dos doentes com leucemia mieloide aguda, focando o estudo no papel do microambiente da medula óssea na progressão da doença.

  • nanoplásticos

O que sabe a ciência sobre o impacto do plástico na saúde

O centro de investigação ligado à Universidade de Lisboa divulgou um estudo sobre como os nanoplásticos podem afetar células intestinais e cerebrais e desencadear respostas inflamatórias no corpo humano.

  • mieloma múltiplo

Estudo-piloto vence bolsa de investigação em mieloma múltiplo. “Esperamos que as plaquetas mimetizem o que se passa no tumor”

O projeto vencedor da 5ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo consiste num estudo-piloto sobre a relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos. O trabalho foi apresentado por uma equipa liderada por Ana Bela Sarmento Ribeiro, professora associada com agregação em Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Falta de sinergias em debate na 9.ª edição do Programa Gilead GÉNESE

O Programa Gilead GÉNESE distinguiu 13 projetos de investigação e intervenção comunitária nas áreas de Oncologia e Virologia, e a cerimónia de entrega dos prémios iniciou-se com um debate sobre o tema “A inovação como motor da sustentabilidade em Saúde”, no qual marcaram presença personalidades como Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Go to Top