SaudeOnline.pt / Gineonline / gine-entrevistas
  • adolescentes

“As adolescentes já não são propriamente crianças, mas também ainda não são adultas”

No próximo dia 20 de março decorre o webinar “Consulta de Ginecologia na Infância e Adolescência”, organizado pelo Núcleo de Ginecologia da Infância e Adolescência da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. A coordenadora do Núcleo, Filomena Sousa, alerta para as mais-valias deste apoio nos hospitais num momento em que estas consultas não são consideradas uma prioridade.

  • Joana Oliveira

APDPI. “Episódios de incontinência não são normais e devem ser vistas por uma equipa multidisciplinar”

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) foi recentemente criada com o intuito de ajudar e encaminhar os doentes que sofram com algum tipo de incontinência. Em entrevista, a presidente da associação, Joana Oliveira, explica como surgiu esta iniciativa e fala da importância do acompanhamento destes doentes. 

  • Bercina Candoso

Incontinência urinária de esforço. “Estas mulheres apresentam quadros de depressão que levam ao isolamento social”

Enquanto não tratada, a incontinência urinária de esforço pode ter um impacto muito negativo nas mulheres. Em entrevista, Bercina Candoso, assistente hospitalar graduada de Ginecologia e Obstetrícia na ULS de Santo António e responsável pela Unidade de Uroginecologia e Pavimento Pélvico do Centro Materno Infantil do Norte, fala um pouco sobre esta patologia, apontando que pode ser de fácil resolução.

Infertilidade. “Custa-me perceber que o casal não parte para o tratamento por motivos financeiros”

Entre fevereiro e junho, Miguel Raimundo, Ginecologista e Obstetra com área de atividade principal em Medicina de Reprodução, vai abordar vários temas ligados à infertilidade nas FNAC Talks em Alfragide. Com o objetivo de informar as pessoas relativamente a várias temáticas inseridas nesta doença, o médico explica como deve ser feita a abordagem ao casal infértil, bem como o facto de os tratamentos de fertilidade ainda serem um entrave financeiro para muitos casais.

  • trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

“Os Territórios da Endometriose”. “É essencial discutirmos a forma como abordamos e pensamos esta doença”

Nos dias 22 e 23 de março a Unidade de Endometriose do Hospital CUF Descobertas vai organizar uma reunião científica denominada "Os Territórios da Endometriose", evento que vai contar com vários convidados nacionais e internacionais. 

  • Bercina Candoso

Uroginecologia. “A nossa intenção de implementar a subespecialidade já data de 2012”

A 202.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia decorre já no próximo dia 12 de janeiro, em Cascais. Um dos temas que vão ser abordados é a importância da subespecialidade de Uroginecologia, como nos conta Bercina Candoso, presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia (SPUG) da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

  • Obstetrícia-Ginecologia

Obstetrícia-Ginecologia. “É preciso manter aceso o objetivo de prestar cuidados de qualidade, apesar das dificuldades”

Diogo Ayres de Campos, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, acredita que melhores dias virão para a Ginecologia-Obstetrícia. Para já, é preciso manter o foco na qualidade e na atualização de conhecimentos. Já basta a crise do SNS e a falta de tempo para investigação.

  • vaginites

“As vaginites são uma das principais causas de procura de cuidados, tanto em Ginecologia como na MGF”

O ginecologista Pedro Vieira Baptista falou ao SaúdeOnline sobre vaginites, um problema comum nos consultórios de ginecologistas e médicos de família. Recentemente, foi publicado um documento com recomendações que combatem “o empiricismo”, ou seja, possíveis erros no diagnóstico.

Estudo revela que ecografia pode ser eficaz na deteção atempada do cancro da mama

Um estudo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC) confirmou a relevância da ecografia para a deteção do cancro da mama. Em entrevista ao SaúdeOnline, Rute Santos, docente da ESTeSC-IPC e autora do artigo “Ultrasound as a Method for Early Diagnosis of Breast Pathology”, falou sobre as conclusões da investigação.

Go to Top