• LSECtin

O impacto dos níveis da proteína LSECtin na progressão da cirrose

A diminuição dos níveis da proteína LSECtin aumenta um tipo específico de células imunitárias no fígado que pode contribuir negativamente para a progressão da cirrose. Esta é a conclusão de um estudo do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha.

  • bactérias

Estudo indica que bactérias intestinais que mais influenciam a obesidade diferem em homens e mulheres

A microbiota intestinal é formada por uma comunidade de microrganismos, desde bactérias e vírus até fungos, sendo que um desequilíbrio nos diferentes grupos bacterianos influencia o aparecimento e desenvolvimento da obesidade, com diferenças consideráveis entre homens e mulheres.

Investigadores criam protótipo que usa IA no diagnóstico de cancro colorretal

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram um protótipo que recorre à Inteligência Artificial (IA) para o diagnóstico de cancro colorretal.

Estudo diz que 0,05% dos utentes com rastreio negativo tiveram cancro nos 2 anos seguintes

Um estudo-piloto realizado na região Norte, entre 2018 e 2021, concluiu que 0,05% dos testes negativos identificados no rastreio do cancro colorretal foram diagnosticados com cancro nos 24 meses seguintes, o equivalente a 134 casos.

  • tumores

Investigadores do Porto criam sistema que direciona fármacos aos tumores gastrointestinais

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um sistema que direciona fármacos a tumores gastrointestinais de forma a aumentar a eficiência do tratamento e reduzir os efeitos secundários.

  • nanoplásticos

O que sabe a ciência sobre o impacto do plástico na saúde

O centro de investigação ligado à Universidade de Lisboa divulgou um estudo sobre como os nanoplásticos podem afetar células intestinais e cerebrais e desencadear respostas inflamatórias no corpo humano.

  • cancro do pâncreas

Investigadores criam dispositivo que monitoriza “em tempo real” cancro do pâncreas

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um dispositivo que, através da qualificação visual de biomarcadores, permite monitorizar "em tempo real" o cancro do pâncreas, foi hoje revelado.

“Neste momento conseguimos ambulatorizar cerca de 80 a 90% dos procedimentos de sleeve gástrico”

José Pedro Pinto, médico especialista da equipa de Cirurgia Bariátrica do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga, foi distinguido, na categoria de jovem cirurgião com currículo promissor, com a atribuição de uma bolsa da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade e Metabólica (IFSO). As bolsas foram entregues durante a 26.ª edição do Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da IFSO.

Exercício físico reduz complicações de doentes com cancro gástrico após cirurgia

O estudo desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto visa avaliar o impacto do exercício físico na diminuição de complicações em doentes de cancro gástrico, com maior risco cirúrgico.

Cinco projetos de investigação em saúde recebem financiamento de 200 mil euros

Os cinco projetos de investigação são de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (FCG-IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA).

Go to Top