SaudeOnline.pt / Gastronline / gastro-entrevistas

Falência intestinal crónica: Novo fármaco pode melhorar qualidade de vida dos doentes

A Profª. Henedina Antunes, especialista em gastrenterologia pediátrica do Hospital de Braga aborda o impacto desta doença na vida dos doentes e destaca uma nova terapêutica agora disponível. Assista ao vídeo.

HPV Clinical Cases: “Modelo de apresentação de casos clínicos permite-nos exercitar o raciocínio”

Em entrevista, a médica gastrenterologista do Hospital CUF Descobertas alerta para o aumento da incidência de cancro anal nos últimos 15 anos, um tipo de neoplasia provocada, na maior parte da vezes pelo HPV.

  • microbiota covid-19

Cinco hospitais associam-se à investigação que avalia relação entre microbiota e Covid-19

A investigadora Conceição Calhau coordena um estudo nacional sobre o papel da microbiota no desenvolvimento de quadros mais severos de Covid-19. Conclusões devem ser apresentadas em julho.

Curar a Hepatite C sem ir ao hospital? ACES do Porto Oriental tem projeto único no mundo

Inseridos numa zona vulnerável, as USF da zona Oriental da cidade do Porto têm, desde janeiro, um projeto, em parceria com o Serviço de Gastroenterologia do Hospital de São João, que permite diagnosticar e tratar a Hepatite C. É um modelo mais eficaz, cómodo e barato, explica a diretora executiva do ACES, Maria Dulce Pinto.

Hepatite C: “Já se nota uma redução do número de consultas por novos casos”

"Ainda há muito por fazer, o trabalho nunca vai estar acabado". O diretor do serviço de hepatologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, dá nota positiva ao trabalho realizado no terreno pelos especialistas e pelas múltiplas ONG.

Go to Top