SaudeOnline.pt / Especial - Simpósios

“Um programa de oxigenoterapia com foco no doente melhora a adesão e a qualidade de vida”

No âmbito do simpósio "Value-based health care a nova abordagem centrada no doente sob CRD", inserido no XIII Congresso da FPP, o Patients and Outcomes Research Manager na Air Liquide explica, ao SaúdeOnline, as vantagens da oxigenoterapia domiciliária centrada no doente.

CRD. Abordagem com foco no doente melhora qualidade de vida e adesão à terapêutica

No XIII Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), o psicólogo do Hospital Universitário de La Princesa (em Madrid) e Patients and Outcomes Research Manager da Air Liquide, David Rudilla, partilhou os resultados do PIMA-OX: um programa de oxigenoterapia portátil implementado pela VitalAire em Espanha, assente no conceito de value-based health care (VBHC).

“A clorotalidona em associação com azilsartan é uma boa solução para ir ao encontro dos desafios que a hipertensão coloca hoje”

“O caminho que escolhemos pode fazer a diferença”, realça, em entrevista o cardiologista do Hospital de Santa Cruz, sublinhando o benefício superior dos diuréticos na prevenção da IC e dos inibidores da renina angiotensina na proteção da função renal.

“Prevenir a gripe no doente idoso – importância da vacinação na redução de hospitalização e mortalidade”

É essencial reforçar a mensagem de apelo à prevenção da gripe e às complicações que podem originar quadros graves da doença. A vacinação assume, neste âmbito, um papel importante, sublinhado no simpósio “Prevenir a gripe no doente idoso – abordagem multidisciplinar”, que decorreu no dia 22 de abril, no Congresso Português de Cardiologia, em Vilamoura, no Algarve.

  • dermatite atópica

Dermatite Atópica. “Atualmente há um boom de novos fármacos, que vêm ajudar os doentes”

A dermatologista e professora da FMUC Margarida Gonçalo destaca a importância dos inibidores da JAK, que vieram “revolucionar a vida dos doentes”, ao atuarem no prurido e inflamação provocados pela dermatite atópica.

Coberturas vacinais. Envolvimento das farmácias e ferramentas como o Vacinómetro ajudam a atingir objetivos

O desenvolvimento e a aplicação no terreno de melhores práticas para atingir os objetivos em termos de cobertura vacinal, nomeadamente da imunização contra a gripe, estiveram em debate numa das sessões do Light on Vax, no dia 29.

Go to Top