SaudeOnline.pt / Especial / Especial Esclerose Multipla

Esclerose Múltipla. Registo nacional de doentes avança mas acesso às RM continua difícil

O presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) aponta, em entrevista, dificuldades no acesso aos cuidados dos doentes que vivem fora dos centros urbanos. No entanto, a resposta não deve passar pela criação de mais centros de referência, diz.

Investigação na EM. Os biomarcadores e outros caminhos para melhorar a vida dos doentes

Os biomarcadores, as mais recentes tecnologias de imagem, a digitalização do apoio aos doentes, as bases de dados e, claro, os novos fármacos são caminhos para o mesmo destino: a melhoria da qualidade de vida dos doentes com Esclerose Múltipla (EM).

EM. Continuam a faltar respostas assistenciais para além dos fármacos

Alexandre Guedes da Silva convive com a esclerose múltipla há cerca de 30 anos. Hoje é o presidente da SPEM e conhece por dentro as maiores dificuldades de quem vive com esta doença. As novas terapêuticas trouxeram mais qualidade de vida, mas falta assegurar as respostas assistenciais.

Bexiga Hiperativa atinge até 80% dos doentes com EM. Qual o papel da neuromodulação sagrada?

Em doentes com EM, é mais frequente do que na população geral a necessidade de recorrer a tratamentos de segunda e terceira linha para tratar a bexiga hiperativa, explica o urologista do Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

Go to Top