SaudeOnline.pt / Especial / Especial Esclerose Múltipla 2022

“Temos assistido a uma melhoria incrível na oferta de tratamentos para tratar a EM surto-remissão”

A Dra. Sónia Batista, neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, elenca as mais-valias das terapêuticas modificadoras da história natural da esclerose múltipla que estão a alterar o paradigma da pirâmide terapêutica na prática clínica.

“Já somos muito bons a controlar a faceta inflamatória da esclerose múltipla”

A investigação trouxe soluções terapêuticas mais eficazes para o tratamento da esclerose múltipla. Contudo, ainda não conseguiu desvendar todos os mecanismos que desencadeiam o aparecimento da patologia. O Dr. Filipe Palavra, neurologista no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, faz um balanço do desenvolvimento científico nesta área clínica.

  • esclerose múltipla

Esclerose Múltipla. “A inversão da pirâmide terapêutica vai ser uma realidade daqui a alguns anos”

A Prof.ª Doutora Maria José Sá, presidente do Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla (GEEM), conta ao Saúde Online que o registo nacional de doentes avançará sob a tutela do grupo de estudos. A neurologista faz ainda um balanço da evolução terapêutica no tratamento desta patologia.

  • esclerose múltipla

“Estima-se que existam 7 a 8 mil pessoas com esclerose múltipla em Portugal”

"Há formas de apresentação da doença [esclerose múltipla] que são mais simples de serem detetadas, mas conseguimos através de campanhas de literacia da população em geral e, sobretudo, com informação dirigida às especialidades referenciá-los muito mais rapidamente", refere José Vale.

  • esclerose múltipla

Esclerose Múltipla: “O primeiro desafio nas formas progressivas é reconhecê-las”

Segundo a presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da SPMI, Maria José Sá, "Os principais desafios do diagnóstico ocorrem quando os sintomas são atípicos, ou a ressonância magnética mostra apenas lesões desmielinizantes isoladas ou pequena".

Go to Top