“Aquecimento global e poluição serão responsáveis por um aumento considerável da morbi-mortalidade cardiovascular”

Em entrevista, no rescaldo do Congresso Português de Cardiologia 2022, o presidente do evento destaca a elevada afluência presencial, e aborda a questão do impacto das mudanças climáticas na saúde cardiovascular, um tema, diz, "para o qual a maior parte dos cardiologistas ainda não despertou".

“A clorotalidona em associação com azilsartan é uma boa solução para ir ao encontro dos desafios que a hipertensão coloca hoje”

“O caminho que escolhemos pode fazer a diferença”, realça, em entrevista o cardiologista do Hospital de Santa Cruz, sublinhando o benefício superior dos diuréticos na prevenção da IC e dos inibidores da renina angiotensina na proteção da função renal.

Reinhold Kreutz. O futuro do tratamento e do controlo da hipertensão arterial

Em entrevista, o presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão perspetiva o futuro, apontando para os novos fármacos em desenvolvimento e para os dispositivos de monitorização dos níveis de pressão arterial, que, no entanto, ainda devem demorar anos até poderem ser aplicados na prática clínica.

“Prevenir a gripe no doente idoso – importância da vacinação na redução de hospitalização e mortalidade”

É essencial reforçar a mensagem de apelo à prevenção da gripe e às complicações que podem originar quadros graves da doença. A vacinação assume, neste âmbito, um papel importante, sublinhado no simpósio “Prevenir a gripe no doente idoso – abordagem multidisciplinar”, que decorreu no dia 22 de abril, no Congresso Português de Cardiologia, em Vilamoura, no Algarve.

2022-05-24T14:36:40+01:0029 Abr, 2022|Especial CPC 22, Notícia Fechada, Simpósios|

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

Estudo IAMI. Administração da vacina da gripe a doentes internados diminui o risco de EAM e a mortalidade cardiovascular

Em entrevista, o cardiologista do Hospital de Santa Cruz e do Instituto do Coração, destaca os resultados do estudo IAMI, em doentes internados por enfarte agudo do miocárido (EAM). A medida, diz, permitiria aumentar a adesão à vacinação e prevenir ainda mais internamentos e mortes por gripe. Exequibilidade no SNS ainda não foi avaliada.

Go to Top