“Temos cada vez mais evidências de que os desajustes da flora intestinal se relacionam com várias doenças”

De acordo com Conceição Calhau, os casos em que existe sintomatologia que remete para desequilíbrios na flora intestinal devem ser tratados, de modo a apoiar o tratamento de qualquer outra doença que possa coexistir. Em entrevista, a professora catedrática da NOVA Medical School e nutricionista especialista em Nutrição Clínica, explica a relação da alimentação com a saúde do intestino e refere em que casos deve ser feita suplementação de pre e/ou probióticos.

“O grande desafio é a acessibilidade aos novos fármacos para a diabetes e a obesidade”

Paula Freitas, endocrinologista da Unidade de Saúde Local São João e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. A especialista fala deste seu novo desafio, encarado com “espírito de missão”, assim como dos desafios do tratamento das diabetes e da obesidade, entre outros assuntos.

“Estima-se que 10 a 14% dos adultos possam ter diabetes e mais de 60% excesso de peso ou obesidade”

De acordo com João Jácome de Castro, presidente das 13.as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul, a diabetes e a obesidade são das doenças endócrinas mais frequentes. Os números são importantes e é preciso que os médicos definam objetivos para cada doente e se dediquem a tratar estas patologias. Ainda assim, o endocrinologista é otimista quanto ao futuro, uma vez que as terapêuticas são cada vez “mais eficazes e seguras”.

Infertilidade. “Custa-me perceber que o casal não parte para o tratamento por motivos financeiros”

Entre fevereiro e junho, Miguel Raimundo, Ginecologista e Obstetra com área de atividade principal em Medicina de Reprodução, vai abordar vários temas ligados à infertilidade nas FNAC Talks em Alfragide. Com o objetivo de informar as pessoas relativamente a várias temáticas inseridas nesta doença, o médico explica como deve ser feita a abordagem ao casal infértil, bem como o facto de os tratamentos de fertilidade ainda serem um entrave financeiro para muitos casais.

“Quando se constituem CRI de obesidade robustecemos a capacidade de resposta”

Nos dias 11 e 12 de janeiro decorreu a 1.ª edição do "Experts Meeting - CRI Obesidade CHUSJ". Eduardo Lima Costa, responsável pelo CRIO, falou sobre a obesidade em Portugal.

Diabetes e obesidade. “É fundamental apostar na articulação entre cuidados primários e hospitalares”

Davide Carvalho é o presidente das 14.ºas Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte, que decorrem hoje e amanhã, em Vila Nova de Gaia. Em entrevista ao SaúdeOnline, o responsável realça o aumento de casos de diabetes após a pandemia e alerta para a necessidade de se tratar a obesidade como doença.

Obesidade infantil. “É uma doença e é assim que tem de ser tratada”

Em Portugal, quase 30% das crianças têm excesso de peso e perto de 12% têm obesidade, de acordo com o estudo COSI Portugal (Childhood Obesity Surveillance Initiative). O SaúdeOnline falou com Júlia Galhardo, endocrinologista pediátrica no Hospital D. Estefânia – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, sobre um problema de saúde "preocupante".

Go to Top