• canábis medicinal

Canábis medicinal. “As principais dificuldades desta terapêutica é o preço e a formulação”

Hugo Ribeiro é médico paliativista e é um dos oradores convidados que vai participar no debate científico que irá decorrer no final da 3.ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal, dia 23 de março, em Coimbra.

3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. “Estamos perante uma nova era de medicamentos”

A terceira edição da Conferência Nacional de Canábis Medicinal vai realizar-se no dia 23 de março na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Destinado à comunidade de profissionais de saúde, e tendo em conta que recentemente o Infarmed aprovou três medicamentos à base de canábis medicinal, este evento pretende ajudar a difundir conhecimento relativo a esta área.

Dor articular. “Nem sempre somos consultados pelos doentes quando surgem as primeiras queixas”

"A dor articular é uma das principais queixas que levam os doentes à consulta de Ortopedia", revela Eduardo Pegado, Ortopedista e diretor clínico do Hospital CUF Torres Vedras em entrevista ao SaúdeOnline.

  • dor

Prémio Personalidade Científica. “O tratamento da dor tem melhorado significativamente nos últimos anos”

O médico Manuel Vico, do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), foi distinguido com o Prémio Personalidade Científica 2023 no XXXII Congresso Andaluz da Dor. Em entrevista faz um balanço do tratamento da dor crónica, considerando que a existência de unidades de dor se deve cingir ao meio hospitalar.

“Se não for diagnosticada e tratada atempadamente, a dor no joelho pode causar incapacidade”

De acordo com um estudo de 2020, “estima-se, anualmente, que a patologia do joelho afete 86.7 milhões de pessoas com 20 ou mais anos” em todo o mundo. Rosana Santos, subdiretora Clínica Nacional da Affidea, fala um sobre esta patologia que, se não tratada corretamente, pode causar incapacidade e culminar no impedimento da locomoção. O tema vai ser debatido a 19 e 20 de janeiro, no Congresso “Joelho: Update Multidisciplinar”, organizado pela referida instituição.

  • doenças reumáticas

“As doenças reumáticas são responsáveis por uma grande morbilidade”

Augusto Faustino, presidente do Instituto Português de Reumatologia (IPR), fala sobre os 75 anos do Instituto, mas também critica o facto de não se dar ainda a devida atenção às doenças reumáticas. Defende também um estágio obrigatório nesta área para os futuros médicos de família.

  • cuidados paliativos

Cuidados Paliativos. “A maioria das equipas não tem o número mínimo de profissionais”

No âmbito da conferência "Multidisciplinaridade em Cuidados Paliativos", Joana da Graça, uma das organizadoras do evento e médica especialista em Oncologia Médica no Centro Clínico de Lisboa do SAMS, fala sobre a realidade atual dos Cuidados Paliativos em Portugal e do que deve ser melhorado.

  • Guia de Recursos sobre a Dor

Guia de Recursos sobre a Dor reúne “as vozes da comunidade, a dor dos migrantes e a dor LGBT”

Pelo facto de a dor ser algo que "está sempre presente", e dado que "a forma como a mesma é tratada e encarada tem as suas especificidades", a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde teve a ideia de criar "um projeto inovador onde a dor não fosse apenas tratada de uma forma fisiológica, mas de um modo biopsicossocial", afirma a presidente da SPLS e coordenadora do projeto, Cristina Vaz de Almeida.

  • Medicina Desportiva

Medicina Desportiva. “A prática do desporto obedece a fatores que têm de ser do conhecimento dos médicos”

Nuno Loureiro é médico especialista em Medicina Desportiva e Medicina Física e de Reabilitação. Atualmente, é coordenador médico do Sporting Clube de Portugal. Ao SaúdeOnline faz uma antevisão de um ciclo de Tertúlias de Medicina Desportiva, uma iniciativa online e gratuita para todos os interessados. A próxima é já dia 12 de outubro.

  • dor crónica

“A dor crónica é muito mais que neurotransmissores e vias anatómicas”

José Castro Lopes é Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e desempenha atualmente o cargo de Vice-Reitor da Universidade do Porto. Foi até recentemente o titular da Cátedra em Medicina da Dor da Faculdade de Medicina do Porto, a única do país. Em entrevista, fala sobre dor, sobretudo dor crónica.

Go to Top