Portugal sem VHC

Portugal sem VHC

Os novos antivirais de ação direta, que têm uma taxa de cura próxima dos 100%, já eliminaram o vírus em quase 10 mil doentes. Contudo, a terapêutica ainda não chega a muitos infetados. No simpósio Portugal sem VHC discutiu-se a possibilidade de serem eliminadas etapas e simplificar processos no acesso aos diferentes regimes terapêuticos, de modo a conseguir um maior adesão dos doentes. O objetivo é erradicar a doença enquanto problema de saúde pública até 2030.

“Diagnosticar a doença de CLN2 é uma corrida contra o tempo”

“Diagnosticar a doença de CLN2 é uma corrida contra o tempo”

A Lipofuscinose Ceróide Neuronal tipo 2 esteve em debate, no dia 31 de janeiro, no Hotel VIP Arts, em Lisboa, na reunião “CLN2 – Next Leading Care”, promovida pela BioMarin. A reunião contou com a presença de especialistas de várias nacionalidades e especialidades clínicas, como pediatras, neuropediatras, geneticistas, neurocirurgiões, epileptologistas pediátricos, fisiatras bem como de médicos de outras especialidades ligadas ao neurodesenvolvimento.

Glaucoma: diagnóstico precoce é fundamental

Glaucoma: diagnóstico precoce é fundamental

O glaucoma é a primeira causa de cegueira não reversível em todo o mundo. Em Portugal, afeta cerca de 200 mil pessoas – metade delas não sabe que tem a doença. Em entrevista ao Saúde Online, na Semana Mundial do Glaucoma, o médico oftalmologista José António Dias alerta para a ausência de sintomas na fase inicial da doença e destaca a importância de um diagnóstico precoce.

Mais Artigos:12345...1020...Última »