• 27th International Meeting: Update on Dermatology

27th International Meeting: Update on Dermatology. “São palestrantes de renome com muita experiência”

António Massa é o presidente do 27th International Meeting: Update on Dermatology Treatments, que decorre entre hoje e amanhã, no Porto. As últimas atualizações em terapêutica vão estar em debate numa reunião que conta com a presença de participantes dos Países Oficiais de Língua Portuguesa (PALOP).

  • Dermatologia

Dermatologia. “Temos médicos de elevado nível profissional e universidades e internatos de excelência”

Paulo Filipe, Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, deu uma entrevista ao SaúdeOnline no âmbito do 22.º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia, que decorre entre 24 e 26 de novembro, no Edifício Egas Moniz – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Além de abordar temas do evento, faz um balanço do que se passa com a especialidade no Serviço Nacional de Saúde. O Presidente da SPDV é também diretor do Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria (Lisboa) e professor da Universidade de Lisboa.

“A MGF é a porta de entrada no SNS. É essencial que estejam familiarizados com as doenças dermatovenereológicas”

João Alves, presidente das V Jornadas de Atualização em Dermatologia e Venereologia de Almada, fala deste evento que considera ser uma oportunidade de formação em Dermatologia, sobretudo para a Medicina Geral e Familiar, mas não só.

IA. “A ambição é melhorar o serviço aos doentes sem perder o foco na ética”

“Investigação em Dermatologia Oncológica” foi o tema da reunião realizada, no passado dia 5 de maio, no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO) Francisco Gentil, sob a organização do Serviço de Dermatologia. Os temas altos da iniciativa, que reuniram uma audiência abrangente, foram a Inteligência Artificial (IA) em saúde e a bioética relacionada a esta mesma questão. Cecília Moura, diretora do serviço, considera tratar-se, sem dúvida, de uma inovação que será uma mais-valia para a Dermatologia Oncológica. Contudo, é preciso desenvolvê-la e regulamentá-la, tendo em conta todas as questões éticas.

“Na última década assistimos a um esvaziamento dos serviços públicos de Dermatologia”

Paulo Filipe, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), falou do estado da Dermatologia no Serviço Nacional de Saúde e das medidas que considera que deveriam ser tomadas, no sentido de se fixar estes especialistas nos serviços públicos.

Entrevista. Dermatologia: Inteligência artificial, estética, teledermatologia e investigação são os maiores desafios

Em entrevista, o presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Paulo Filipe, aponta os grandes desafios que vão marcar os próximos anos na Dermatologia e aborda os desafios do mandato de dois anos que tem pela frente, a iniciar em janeiro de 2023.

O fim de um ciclo. “A SPDV saiu fortalecida. Foi gratificante, mas já é altura de passar o testemunho”

Ao fim de oito anos na direção da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), seis como presidente e dois como vice-presidente, António Massa faz, em entrevista, um balanço positivo, referindo-se a uma SPDV mais saudável, mais robusta e mais global.

Go to Top