Impetigo. Doença de pele que afeta sobretudo crianças pode ser prevenida
Em entrevista ao SaúdeOnline, a dermatologista Cristina Claro fala sobre os principais sintomas da doença e a forma como esta impacta a vida dos doentes.
Em entrevista ao SaúdeOnline, a dermatologista Cristina Claro fala sobre os principais sintomas da doença e a forma como esta impacta a vida dos doentes.
As novas formas de apresentação das terapêuticas tópicas para o tratamento da psoríase e a comparticipação a 90% destes fármacos têm feito muito pela adesão à terapêutica. Para o coordenador da Unidade de Psoríase do Hospital CUF Descobertas, a aposta agora deve ser na formação dos médicos de família.
O presidente da PSO Portugal fala sobre as dificuldades dos doentes psoriáticos e identifica a referenciação para as consultas de Dermatologia como um dos maiores entraves no acesso à terapêutica mais eficaz e segura.
O Grupo Português de Psoríase emitiu orientações para o tratamento da psoríase com imunossupressores/imunomoduladores em contexto de pandemia por SARS-CoV 2. O Presidente do GPP dá a conhecer as bases do documento.
Os fármacos que atuam no eixo das interleucinas 17 e 23 vieram mudar o paradigma do tratamento da psoríase. A dermatologista e diretora clínica adjunta do CHULC-HSAC faz um apanhado da evolução terapêutica nesta patologia.
Esta associação é mais visível em doentes imunodeprimidos, como os doentes transplantados, e nos indivíduos predispostos à infeção por HPV, explica a dermatovenereologista do Centro Hospitalar Universitário de S.João e professora de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Embora raras, as quatro formas Porfírias Hepáticas Agudas podem evoluir para um quadro grave, obrigando ao transplante hepático, explica o médico internista Luís Brito Avô, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna.
A Psoríase é uma doença crónica que tem muitas implicações na rotina diária dos doentes. Entrevistámos o Presidente da PSOPortugal, Jaime Melancia, que alertou para a necessidade de um maior investimento no tratamento da patologia.
O SaúdeOnline entrevistou o Prof. Doutor Tiago Torres, dermatologista e professor de Dermatologia que alerta que a dermatite atópica tem um elevado impacto na qualidade de vida dos doentes e é, muitas vezes, difícil de tratar.
Investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram um novo órgão sensorial na pele capaz de detetar estímulos mecânicos dolorosos, como picadas ou impactos.