• cardiovascular

Equipa da FMUP alerta para potencial de biomarcador na prevenção de doença cardiovascular

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) alerta para o potencial benefício da interleucina-6 (IL-6) como biomarcador de diagnóstico e como alvo terapêutico em doentes com risco cardiovascular. 

Cientistas criam ‘mapa’ do coração humano em desenvolvimento

O coração, primeiro órgão que se desenvolve nos mamíferos, é formado por estruturas altamente organizadas que precisam ser coordenadas para funcionar corretamente e uma equipa científica conseguiu criar um mapa espacial do coração humano em desenvolvimento, com resolução unicelular.

  • investigação

Bolsa CUF D. Manuel Mello atribui 100 mil euros a investigação sobre doença coronária

A bolsa CUF D. Manuel Mello, no valor de 100 mil euros, vai permitir desenvolver um projeto que, através de um algoritmo de inteligência artificial, despista “em segundos a presença de doença coronária, de uma forma segura e com mais benefícios para os doentes e para o sistema de saúde”.

Identificado gene responsável por defeitos cardíacos em pessoas com síndrome de Down

Pessoas com síndrome de Down costumam apresentar defeitos cardíacos e, agora, uma equipa de cientistas britânicos conseguiu identificar um gene responsável por essas alterações.

  • cardiovascular

Nova unidade de investigação junta 500 especialistas de universidades portuguesas

Três unidades de investigação da Universidade do Porto e uma da Universidade da Beira Interior vão fundir-se numa só que, reunindo mais de 500 investigadores, pretende encontrar novas soluções para doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias.

Estudo sugere que consumo de sarcocórnia pode diminuir riscos cardiovasculares

Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) indica que o consumo de sarcocórnia (planta da costa portuguesa semelhante à salicórnia) pode diminuir riscos cardiovasculares.

Estudos revelam que as amêndoas ajudam a controlar o peso e são amigas do coração

Estudos sugerem que as amêndoas, quando consumidas como parte de uma dieta saudável, não causam aumento de peso, podem ser incluídas em dietas de baixas calorias para perda de peso e podem melhorar a qualidade geral da dieta, bem como reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Estudo alerta para necessidade de melhorar a literacia e tratamento da insuficiência cardíaca em Portugal

O projeto TOGETHER-PT reuniu especialistas no tratamento da insuficiência cardíaca e faz uma reflexão multidisciplinar de modo a otimizar os cuidados em Portugal. As conclusões obtidas alertam para a necessidade de ser gerada uma maior sensibilização, melhor diagnóstico e melhor funcionamento dos cuidados em rede.

Estudo pioneiro sobre insuficiência cardíaca aponta falhas na organização de cuidados

Um estudo pioneiro que envolveu mais de 150 profissionais de saúde sobre os desafios da gestão de doentes com insuficiência cardíaca apontou lacunas na organização destes cuidados, sobretudo no trabalho em rede entre cuidados de saúde primários e hospitais.

Go to Top