SaudeOnline.pt / Cardionline / cardio-entrevistas

“Portugal tem acesso a todas as tecnologias e tratamentos de ponta para as arritmias”

Arritmias, “a reunião mais importante da arritmologia nacional”, como afirma Diogo Cavaco, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, vai realizar-se a 16 e 17 de fevereiro, em Cascais. De acordo com o cardiologista, o evento tem como objetivo fazer a atualização de grandes temas. Diogo Cavaco mostra-se orgulho com a “boa saúde” do tratamento de arritmias em Portugal.

  • hipertensão

Hipertensão. “Em equipa é possível mudar o panorama do risco cardiovascular”

Rosa de Pinho é a Presidente do 18.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que decorre entre amanhã e domingo, no Algarve. Em entrevista, fala sobre as novas guidelines europeias da ESH 2023 e sobre o papel de diferentes profissionais de saúde no controlo do risco cardiovascular.

  • trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

  • Aterosclerose

“Espero que a MGF e a Pediatria possam ter um papel mais relevante na Sociedade Portuguesa de Aterosclerose”

Francisco Araújo é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA). Em entrevista ao SaúdeOnline, o dirigente falou dos principais objetivos para o novo mandato, destacando o papel das várias especialidades no diagnóstico e tratamento da aterosclerose.

  • MGF

“As Jornadas são um reconhecimento de que a MGF tem um papel fundamental no SNS”

Em entrevista, Manuel Carrageta lembra o papel pioneiro de umas jornadas que marcaram desde logo a diferença pela interligação entre a Cardiologia e a MGF. O cardiologista faz ainda um balanço da evolução terapêutica na área da hipertensão e diabetes e realça a importância dos estilos de vida saudável.

Diabetes e insuficiência cardíaca. “Somos dos países que menos tem investido em prevenção na saúde”

Em entrevista ao SaúdeOnline, Maria José Rebocho, Cardiologista no Hospital de Santa Cruz, fala sobre a relação entre a diabetes a e insuficiência cardíaca, sendo esta segunda uma patrologia presente em mais de 700 mil portugueses com idades acima dos 50 anos.

  • hipertensão pulmonar

Hipertensão pulmonar. “Existe um esforço das comunidades médicas que estão envolvidas nestes cuidados”

Em entrevista ao SaúdeOnline, Graça Castro, cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que moderou um dos debates realizados no fórum de debate multidisciplinar dedicado à hipertensão pulmonar (HP), fala sobre esta temática.

“A adesão por parte da MGF e, também, da Medicina Interna tem sido muito boa”

“Cardio Santarém 2023” é a nova designação das jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém, dirigido por Vítor Martins, que se vão realizar a 23 de setembro. Expectante em relação ao evento deste ano, que, além das habituais Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, vai reunir também a Cirurgia Vascular, o cardiologista fala da importância de a Cardiologia se juntar a estas três especialidades e refere que a adesão tem sido sempre muito boa.

“Os temas principais para esta Direção são a morte súbita cardíaca e a fibrilhação auricular”

Diogo Magalhães Cavaco é, desde abril, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia (APAPE) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O cardiologista fala das suas motivações para abraçar este desafio, dos objetivos a que esta Direção se propõe e do tema das arritmias em geral.

Cérebro e coração. “Queremos criar a noção de urgência de um Programa de Reabilitação Multidisciplinar”

Foi criada recentemente a Coligação Nação Invisível pela saúde cérebro-cardiovascular dos portugueses. Trata-se de um movimento agregador de todas as esferas da sociedade que queiram contribuir para uma atuação integrada na prevenção, diagnóstico atempado e acompanhamento adequado na doenças cérebro-cardiovasculares. A Coligação resulta de uma colaboração entre a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos (PT.AVC), e a Novartis. Em entrevista ao SaúdeOnline, António Conceição, presidente da Portugal AVC, fala-nos deste movimento.

Go to Top