SaudeOnline.pt / Cardionline / cardio-entrevistas

Ferropenia em doentes com IC: “Correção deve ser feita com Carboximaltose Férrica endovenosa”

A ferropenia atinge mais de 50% dos doentes com IC, pelo que é importante os médicos fazerem o rastreio aos seus doentes, defende a Vice-Presidente do Anemia WorkingGroup e Coordenadora da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital de S. Francisco Xavier. Em entrevista, Cândida Fonseca comenta os resultados do estudo AFFIRM-AHF.

DMT2 e os novos fármacos: “Temos de combater a inércia clínica dos médicos”

Tanto os iSGLT2 como os agonistas do GLP-1 têm bom perfil de segurança e benefícios CV. Contudo, para que os efeitos dos novos fármacos se façam sentir, o endocrinologista do Hospital das Forças Armadas sublinha que é necessário combater a inércia clínica dos especialistas e a apostar na adesão à terapêutica dos doentes.

  • hipertensos

AVC. “Fundamental é a prevenção e o controlo dos fatores de risco, com a HTA à cabeça”

O presidente da Sociedade de Hipertensão (SPH) sublinha a importância de apostar em estratégias preventivas para lidar com o AVC, não só porque são a melhor opção ao nível dos resultados, mas também porque fazem sentido em termos financeiros.

Estudo CAPTURE. “Fármacos antidiabéticos com benefício CV estavam subutilizados”

Apesar da doença CV estar presente em cerca de 35% da população estudada, só cerca de 22% dos doentes estavam medicados com fármacos antidiabéticos com benefício CV demonstrado, sublinha o endocrinologista do Centro Hospitalar de Lisboa Central.

ATTR-CM: “A amiloidose pode estar subjacente a muitas situações de IC”

Cirurgia à válvula aórtica ou ao túnel cárpico, ou insuficiência cardíaca com hipertrofia cardíaca, são sinais de alerta para os médicos, como explica a cardiologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e Professora de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa. EMA já aprovou o primeiro tratamento para miocardiopatia por amiloidose associada à transtirretina.

Go to Top