28 Ago, 2017

Morreu João Carvalho, o primeiro presidente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas

Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), João Carvalho teve um percurso académico, profissional e clínico notável e detinha a cédula profissional número 7 da Ordem dos Médicos Dentistas

Doutorado em Cirurgia Oral pela FMDUP, João Carvalho era Professor Catedrático e regente de várias disciplinas, sendo autor de diversos artigos na área da cirurgia oral e implantologia.

Teve uma carreira ímpar na promoção da medicina dentária e do associativismo dos seus profissionais.

Assumiu em 1989 a liderança da Comissão de Ligação dos Profissionais da Arte Dentária, para depois ser presidente, entre 1989 e 1991, da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos.

Ainda em 1991, é eleito primeiro presidente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas, organização que viria a dar origem à Ordem dos Medicos Dentistas.

Na década de 80, foi também membro do Conselho Consultivo para a Formação de Médicos Dentistas da União Europeia.

Em 2008 recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas, distinção atribuída a quem, “pela sua ação e mérito pessoal, tenha contribuído de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária em Portugal, seja a nível técnico e científico, seja para a defesa da Saúde Pública”.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, refere que “neste momento, sempre inexplicável e de profunda consternação, partilhamos todos, médicos dentistas, a Ordem dos Médicos Dentistas e a profissão uma enorme sensação de perda. Parte um dos grandes fundadores da profissão organizada, o nosso primeiro presidente, um grande mestre, um excelente clínico, um colega e amigo de enorme coração, sempre disponível, sempre dedicado. Estamos todos de luto pelo João.”

Comunicado de Imprensa/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais