Modernização do Hospital da Prelada vai custar entre 3,5 e 5 milhões de euros

A grande aposta vai incidir no ambulatório e no conforto dos doentes e no investimento na criação de condições mais amigas do ambiente, nomeadamente na climatização do hospital e racionalização da energia nesse domínio

De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto o Plano de Modernização do Hospital da Prelada, a concretizar entre 2017 e 2222, prevê um investimento de “3,5 e os cinco milhões de euros”.

António Tavares falava ontem à tarde à margem da comemoração dos 28 anos do Hospital da Prelada, propriedade da SCMP mas que integra a rede do Serviço Nacional de Saúde.

Na cerimónia foi assinado um contrato com SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais que vai apoiar na definição do Plano de Modernização e do Plano Estratégico da unidade hospitalar.

“Fundamentalmente, vai ser a adaptação do hospital para as novas exigências do século XXI. Na medicina vai ser feita uma maior aposta no ambulatório e no conforto dos doentes, ao mesmo tempo que se investe na criação de condições mais amigas do ambiente, nomeadamente na climatização do hospital e racionalização da energia nesse domínio”, explicou.

António Tavares referiu ainda “a conclusão dos dois pisos do hospital que estão desde a fundação por concluir, e que um deles será destinado à criação de uma das mais modernas unidades de ensaios clínicos da Europa, numa parceria com a BlueClinical, que deverá estar pronta daqui a dois anos”.

“Será um investimento a fazer pelo parceiro que rondará um milhão e meio de euros”, afirmou António Tavares.

O Hospital da Prelada – Dr. Domingos Braga da Cruz abriu portas em outubro de 1988 e recebeu os primeiros doentes nos serviços de Ortopedia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Medicina Física e Reabilitação.

Integra o Serviço Nacional de Saúde desde a fundação (1988) e oferece cuidados de saúde aos beneficiários dos subsistemas com os quais possui acordo. Complementarmente, possibilita o acesso aos serviços através de regime privado.

SO com LUSA

 

ler mais

RECENTES

ler mais