A coordenadora da associação, Lurdes Silva, explicou que os temas, a analisar no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla e em parceria com três hospitais e um centro de reabilitação, “refletem as preocupações dos nossos utentes ao longo do ano”.

No dia 31, revelou, a ANEM vai organizar, com o serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, um evento que, entre outros temas, vai abordar a questão da gravidez e da esclerose múltipla.

“A maior percentagem dos doentes com esclerose múltipla são mulheres que são atingidas numa idade muito jovem pela doença. E quando a questão da gravidez surge, a primeira pergunta é sobre se o bebé vai ter também a doença, depois sobre a medicação. É algo recorrente”, explicou a coordenadora da ANEM, uma associação sediada em Gondomar, distrito do Porto.

“Por isso, é importante dar respostas, como, por exemplo, explicar-lhes que durante a gravidez não há surtos da doença, e que mal deem à luz devem prosseguir com a medicação”, prosseguiu.

“Hoje em dia, nas consultas, os médicos não têm tempo para dar todas as explicações e esta é uma forma que temos de os complementar, esclarecendo os nossos utentes”, revelou.

No Centro Hospitalar do Tâmega e Vale do Sousa, a ANEM vai procurar também atalhar caminho em torno das perguntas que recebe diariamente, inserindo como tema no debate os mitos e verdades sobre a doença.

“A maior parte das pessoas associam os doentes com esclerose múltipla a acamados e à cadeira de rodas quando podem não ser, pois, com os fármacos disponíveis, isso pode até nem acontecer e terem uma vida normal”, revelou.

As iniciativas agendadas para o final do mês abrangem também o Hospital da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar, onde os temas a abordar serão “Sintomatologia da Esclerose Múltipla” e “Benefícios no tratamento e na reabilitação”.

Explicar “A vida com a Esclerose Múltipla” e “Saberes e Experiências” dominam o painel na sessão que vai decorrer na mesma data no Centro de Reabilitação do Norte, em Vila Nova de Gaia.

LUSA/SO/SF

 

Gedeon Richter