9 Jan, 2018

“Missão Diária: Ser Mãe”: Nova plataforma dedicada à Vitamina D na infância

Uma plataforma para que fique a conhecer melhor esta vitamina e a importância que tem na vida humana e, sobretudo, no crescimento saudável das crianças.

Na nova página “Missão Diária: Ser Mãe” (https://www.facebook.com/missaodiariasermae) vai encontrar muita informação, respostas e novidades sobre a Vitamina D. Com esta iniciativa pretende-se também chamar a atenção para a importância da suplementação no primeiro ano de vida, uma recomendação da DGS, e até à idade adulta.

Essencial para um crescimento saudável ao longo da vida, a Vitamina D é uma substância fundamental para o organismo humano já que, para além de assegurar uma adequada formação de massa óssea, é determinante na redução do risco de várias doenças crónicas. A sua importância é reconhecida, desde a conceção, já que contribui para um desenvolvimento saudável e equilibrado. Mas será que todos lhe reconhecem os benefícios?

Tendo como principais objetivos alertar a sociedade em geral para este tema e sensibilizar os pais para a sua importância na saúde dos filhos foi lançada a “Missão Diária: Ser Mãe”. Apesar da suplementação no primeiro ano de vida ser recomendada pela Direção-Geral de Saúde, um estudo sobre Vitamina D (da autoria da médica pediatra Carla Rêgo), revela que apenas 68.3% das pessoas cumpre esta norma.

Esta nova plataforma pode ser visitada por quem pretender conhecer melhor a Vitamina D: fatores de risco, causas de deficiência, sintomas, problemas decorrentes da deficiência de Vitamina D, formas de obtenção, efeitos benéficos, entre muitos outros temas. Para além de muita informação, não vão faltar conselhos, dicas, novidades e respostas para as questões dos seguidores.

Privilegiando a proximidade e a comunicação, outro dos objetivos da página Missão Diária: Ser Mãe” é tornar-se num espaço de referência para quem tenha dúvidas, mas também tenha algo para partilhar, tornando-se assim numa ferramenta útil para todos os interessados nesta temática. Desmistificar mitos relacionados com a Vitamina D, será outro dos assuntos em destaque.

A juntar à parte informativa, a Missão Diária: Ser Mãe” vai ainda incluir uma vertente dedicada à infância, onde se abordarão temas como a alimentação, a escola, entre outros, mas também mais lúdica, não esquecendo as brincadeiras e travessuras dos mais pequenos, fomentando um estilo de vida saudável e ao ar livre.

Porque é a Vitamina D tão importante?Nas crianças, a Vitamina D é fundamental por todos os benefícios que acarreta, sendo essencial, no primeiro ano de vida, como forma de assegurar um crescimento saudável. Determinante para a saúde futura, a Vitamina D está associada à diminuição de vários problemas de saúde relacionados com as crianças, nomeadamente o raquitismo (doença que se caracteriza por uma extrema fragilidade óssea), irregularidades na dentição e alterações de crescimento.

Tendo em conta que cerca de 90% da Vitamina D, que o organismo necessita, provém da síntese cutânea por ação dos raios UVBe dada a impossibilidade de serem atingidas as doses diárias necessárias, em resultado da fraca exposição solar dos lactentes e crianças, a suplementação diária é uma das formas mais eficazes de obter esta vitamina.

Assim, e para evitar consequências na saúde infantil, a suplementação de Vitamina D é uma recomendação da Direção Geral de Saúde que indica, no primeiro ano de vida, doses de 400 UI/dia. No segundo ano de vida são aconselhadas doses adicionais, especialmente nos meses de outono e inverno.

 

Consulte o folheto »

 

Comunicado/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais