20 Jan, 2017

Miguel Guimarães é o novo bastonário da Ordem dos Médicos com vitória à primeira volta

Miguel Guimarães é o novo bastonário da Ordem dos Médicos, vencendo as eleições com cerca de 70% dos votos e dispensando uma segunda volta, segundo fonte da organização.

mesma fonte adiantou que cerca das 04:00 ainda faltavam contar os votos de Lisboa e que os resultados finais só serão conhecidos depois das 09:30.

Miguel Guimarães, especialista em urologia, é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Além do bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019, as eleições de quarta-feira serviam para eleger os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais.

Álvaro Beleza, João França Gouveia, Jorge Torgal e Miguel Guimarães eram os quatro candidatos ao cargo de bastonário, para substituir José Manuel Silva, que esteve à frente da Ordem durante seis anos.

Numa primeria reação após confirmada a vitória, Miguel Guimarães afirma que o resultado alcançado “constitui um estímulo acrescido para o projecto que apresentou a sufrágio, assente num reforço da relação médico-doente, na valorização profissional dos médicos, na preservação da qualidade formativa dos internatos, na reorganização interna da Ordem dos Médicos e na participação activa desta instituição na definição das políticas públicas de saúde”.

Agradecendo a confiança  que a maioria dos médicos depositou na sua candidatura, o novo bastonário afirma que a sua eleição “reforça a convicção de que o mandato para o qual foi eleito será um período de reafirmação do prestígio e do valor social devido à Medicina portuguesa”, manifestando “gratidão pelo virtuoso trabalho realizado pelo bastonário cessante”, José Manuel Silva.

Em declaração após conhecida de derrota, Álvaro Beleza considerou que, apesar de não ser o resultado que esperava, foi positiva a adesão dos médicos a estas eleições, “um sinal inequívoco de mobilização da classe e de força da Ordem dos Médicos”.

Na mesma nota, , Álvaro Beleza, congratula a forma como decorrreu o escurtínio, salientando, o “número muito significativo dos médicos portugueses que votou nas eleições para os órgãos que os representam, o que é um sinal inequívoco de mobilização da classe e de força da Ordem dos Médicos”.

De Miguel Guimarães, o hematologista afirma: “o Dr. Miguel Guimarães é o meu Bastonário”, pelo que “me sentirei representado pela sua intervenção em nome da classe médica”. Álvaro Beleza termina a missiva desejando “as maiores felicidades” ao Bastonário eleito.

Além do bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019, as eleições serviram para eleger os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais.

LUSA/SO

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais