28 Dez, 2016

Mário Soares mantém-se em coma profundo. Estado de saúde sem alterações substanciais

O antigo Presidente da República Mário Soares mantém-se em coma profundo e o seu estado de saúde "não sofreu alterações substanciais nas últimas 24 horas", disse hoje o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha,

Segundo José Barata, o estado de saúde de Mário Soares continua a ser “muito crítico e com prognóstico muito reservado”.

“O Presidente Mário Soares continua em coma profundo e sem qualquer necessidade de suporte técnico às funções vitais”, revelou o boletim clínico do dia, emitido pelas 12:00.

Questionado se este suporte técnico às funções vitais será disponibilizado caso o antigo chefe de Estado dele precise, o porta-voz da unidade hospitalar respondeu apenas que essa “é uma decisão que cabe ao corpo clínico, que será tomada apenas por eles”.

“Os sinais vitais mantêm-se normais e por isso a situação é completamente estável a esse nível”, acrescentou ainda.

Sobre a ausência de suporte técnico indicar que os órgãos vitais de Mário Soares não estão com problemas, José Barata admitiu que “é essa a conclusão que se pode tirar”.

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha escusou-se ainda a responder se os médicos consideram que o coma é irreversível, voltando a citar o comunicado, que refere que Mário Soares se mantém em coma profundo.

Internado desde o dia 13 de dezembro, o antigo Presidente fora transferido na passada quinta-feira dos Cuidados Intensivos para a “unidade de internamento em regime reservado” do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

No entanto, no sábado, um agravamento súbito da situação clínica obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade dos Cuidados Intensivos.

O novo boletim clínico está marcado para quinta-feira, às 12:00.

ler mais

RECENTES

ler mais