16 Jan, 2018

Investigação sobre suicídio é tema de seminário internacional de inverno na ESEnfC

O encontro, a 7 de fevereiro, realiza-se no âmbito 10.º aniversário do projeto "Prevenção de Comportamentos Suicidários", inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.

Que medidas preventivas do suicídio há na comunidade, na rede hospitalar e nas famílias? Qual o nível de preocupação que os organismos de administração da saúde têm com as populações especiais (jovens, adolescentes em conflito com a lei, adolescentes internados após comportamento suicidário, forças de segurança, trabalhadoras do sexo e comunidade LGBT)? E, ainda, qual o estado da arte da investigação em suicidologia?

Resumidamente, serão estas as matérias em foco no Seminário Internacional de Inverno de Investigação em Suicidologia que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai promover, no dia 7 de fevereiro, no âmbito do projeto estruturante “Prevenção de Comportamentos Suicidários”, inscrito já há dez anos na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), da ESEnfC, e que reunirá especialistas portugueses e brasileiros, como Kelly Vedana (enfermeira, professora da Universidade de São Paulo – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e pós-doutoranda da ESEnfC) e Tiago Zortea (psicólogo clínico, investigador de doutoramento na Universidade de Glasgow, criador e organizador do Suicide & Self-harm Early & Mid-Career Researchers’ Forum, além de membro da International Network of Early Career Researchers in Suicide and Self-harm).

A sessão de abertura está marcada para as 9h00, pelo coordenador científico da UICISA:E, Manuel Alves Rodrigues, seguindo-se, meia hora mais tarde, a apresentação do “Estado da arte da investigação em suicidologia”, tema da comunicação de José Carlos Santos, professor da ESEnfC especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e coordenador do projeto “Prevenção de Comportamentos Suicidários”.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, estimando-se que por cada suicídio ocorram 20 tentativas. Reduzir em 10% no número total de suicídios até 2020 é uma das prioridades definidas pela OMS, sendo que Portugal é um dos cerca de 30 países com um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, posto em prática desde 2013 e planeado até 2020.

«O projeto estruturante da UICISA:E “Prevenção de Comportamentos Suicidários” tem procurado, desde há cerca de 10 anos, incentivar a investigação nesta área do conhecimento através de projetos académicos mas também de intervenção. Numa área de escassos apoios económicos, tem sido possível iniciar e/ou desenvolver várias dissertações de mestrado e de doutoramento que resultaram em projetos de intervenção comunitária, de melhoria de práticas e, nalguns casos, de diagnósticos de intervenção que permitiram mudanças ao nível do planeamento das necessidades de cuidados de saúde mental», refere a organização do seminário.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.esenfc.pt/event/invsuic2018, sítio também destinado às inscrições no seminário, que terá lugar na sala de conferências da UICISA: E, no Polo C da ESEnfC (Rua Dr. José Alberto Reis).

ler mais

RECENTES

ler mais