18 Jan, 2018

Ingrediente comum da pasta de dentes pode ser recurso contra malária

Um ingrediente comum na pasta de dentes poderá ser um novo recurso contra estirpes de malária que se tornaram resistentes aos medicamentos usados atualmente, descobriram investigadores da universidade britânica de Cambridge que usaram Eve, um "cientista-robô".

Eve é um robô usado para examinar compostos de medicamentos, testando combinações e hipóteses diferentes até encontrar o certo para combater determinada doenças.

No caso da investigação divulgada hoje na publicação Scientific Reports, descobriu que o triclosan evita a acumulação de placas bacterianas, inibindo a ação de uma enzima presente na formação de ácidos gordos.

Quando um mosquito infetado com o parasita da malária pica uma pessoa, passa o parasita para a corrente sanguínea através da sua saliva. O parasita instala-se e prolifera no fígado, antes de espalhar ao resto do corpo, podendo levar à morte.

Mais de 500 mil pessoas morrem anualmente com malária, especialmente em África e no sudeste da Ásia.

“Estamos a ficar sem tratamentos eficazes”, afirmou Steve Oliver, do centro de biologia e do departamento de Bioquímica da Universidade de Cambridge, salientando que é cada vez mais urgente encontrar novas terapias.

ler mais

RECENTES

ler mais