30 Dez, 2016

Hong Kong regista segundo caso humano de vírus da gripe aviária

Hong Kong confirmou hoje o segundo caso humano de infeção pelo vírus da gripe aviária desta época, dias depois de um idoso ter morrido na antiga colónia britânica devido à estirpe H7N9

O segundo caso diz respeito a um homem de 70 anos que viajou para as cidades vizinhas de Shenzhen e Zhongshan, no interior da China, no início do mês, indicou o governo de Hong Kong em comunicado.

O idoso, que se encontra hospitalizado mas estável, afirmou ter passado por bancas de venda de aves vivas em Zhongshan, mas as autoridades indicaram estar ainda a investigar a fonte da infeção.

Os casos de gripe aviária devem subir no inverno atendendo ao seu padrão sazonal, acrescentou o governo.

Um idoso de 75 anos, que se deslocou a Changping, na província chinesa de Guangdong no final de novembro, morreu no passado domingo, menos de uma semana depois de ter testado positivo ao H7N9.

As autoridades da Região Administrativa Especial chinesa são particularmente vigilantes relativamente a epidemias, estando ainda muito presente a crise da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2003. O surto afetou 1.800 habitantes em Hong Kong, fazendo 299 mortos.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais