25 Ago, 2017

Governo nomeia Ana Paula Gonçalves para administradora dos hospitais do Algarve

O Governo nomeou Ana Paula Gonçalves, antiga administradora do hospital de Faro, para presidente do conselho de administração do novo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) da região

A nova administração do CHUA, entidade gestora dos hospitais de Lagos, de Portimão, de Faro, do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e do Centro Académico ligado à Universidade do Algarve, foi nomeada na passada quinta-feira em reunião do Conselho de Ministros e entra em funções no dia 01 de setembro.

O Governo nomeou ainda como vogais executivos do CHUA, o médico cirurgião Mahomede Americano, a médica Helena Leitão, a enfermeira Filomena Martins e o economista e vice-presidente da Câmara de Loulé, Hugo Nunes.

A nomeação dos administradores ocorreu no dia em que entrou em vigor o diploma que alterou a denominação do Centro Hospitalar do Algarve para Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e um dia depois de ter sido publicado em Diário da República.

A alteração confere novas competências à entidade gestora dos hospitais públicos do Algarve, nomeadamente os direitos e as obrigações da Administração Regional de Saúde no que diz respeito ao Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFRS) e um polo de investigação e de ligação com a Universidade do Algarve.

De acordo com o documento, os trabalhadores do CMFRS titulares de contrato individual de trabalho transitam para o CHUA, sem que haja alteração do respetivo vínculo.

A criação deste novo modelo para os hospitais algarvios, aprovado em Conselho de Ministros em 20 de julho passado, visa, segundo o Governo, resolver o problema da falta de profissionais de saúde na região, devido à dificuldade em ocupar as vagas abertas nos concursos.

O diploma estipula ainda a colaboração com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, visando atingir a excelência de cuidados através do desenvolvimento da investigação, da formação e a melhoria contínua dos cuidados de saúde.

LUSA/SO/SF

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais