Especialistas reúnem-se para debater potencial das células estaminais na medicina regenerativa

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior vai receber, entre os dias 12 e 14 de outubro, o 10.º Congresso Internacional de Células Estaminais.

Neste encontro, evento da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC), que junta especialistas e investigadores nacionais e internacionais no âmbito das células estaminais, estão em debate temas como a especificação e regulação das células estaminais, a engenharia de tecidos, a reprogramação das células estaminais pluripotentes e a medicina regenerativa.

André Gomes, CEO da Crioestaminal, é um dos intervenientes na Mesa Redonda sobre “Ferramentas e Tecnologias” utilizadas na investigação em células estaminais. A Mesa Redonda acontece no segundo dia de Congresso, 13 de outubro, entre as 17h e as 18h.

O terceiro dia, marcado pela Sessão “Da Investigação para a clínica ”, conta com o contributo do investigador Bruno Costa Silva, vencedor da última edição do Prémio Crioestaminal com um trabalho de investigação no âmbito do cancro do pâncreas intitulado “The role of pancreatic cancer-derived exosomes in mediating bone marrow cell recruitment to the pre-metastatic liver”. A intervenção do investigador, sobre “A importância dos exossomas (vesículas libertadas pelas células) na comunicação intercelular e mais especificamente na metastização”, decorre no dia 14 às 10h30.

O programa do Congresso pode ser consultado através deste link.

Comunicado/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais