23 Nov, 2016

Enfermeiros debatem em Leiria enquadramento do “Enfermeiro de Família”

Os enfermeiros vão estar reunidos na quinta-feira na Escola Superior de Saúde de Leiria para debater boas práticas na saúde dos cuidados primários e o enquadramento da figura do Enfermeiro de Família

O vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira, disse à agência Lusa que se trata de um encontro sobre as boas práticas na saúde dos cuidados primários, onde haverá lugar a “uma abordagem do enquadramento do enfermeiro de família e do novo modelo de especialização de enfermagem que vai existir”.

O Ministério da Saúde revogou a portaria, de 2015, onde estava definido que a atividade dos enfermeiros de família no Serviço Nacional de Saúde se desenrolaria em várias experiências-piloto por todo o país.

A portaria 281/2016, publicada na semana passada, criou um grupo de trabalho para desenvolver e acompanhar as boas práticas do enfermeiro de família e neste grupo estão presentes dois representantes da Ordem, explicou Luís Barreira.

Segundo este responsável, neste grupo de trabalho vão ser definidos “alguns critérios importantes”, nomeadamente “aquilo que são as competências do enfermeiro nos cuidados gerais e na especialidade na área de família”.

Com esta nova medida, “a todas as famílias é atribuído um enfermeiro de família” e a “atribuição de famílias ao enfermeiro será efetuada de acordo com a sua geodemografia e complexidade dos cuidados e grau de dependência”.

Luís Barreira adiantou que a “figura do enfermeiro especialista na saúde de familiar tem competência que o permite intervir em todas as dimensões da família e no seu contexto”, o que obrigará a “pensar que urge redimensionar as USF [unidade de saúde familiar] e as UCSP [Unidade de Cuidados Saúde Personalizados”.

Além dos cuidados gerais, o enfermeiro de família terá ainda “competências de cuidados especializados mais dirigidos aos projetos de família e à promoção de saúde”.

“O foco deixa de ser no indivíduo e passa a ser o indivíduo inserido na família no seu contexto”, acrescentou o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros.

O encontro tem início às 09:30 e é promovido pela Ordem dos Enfermeiros.

LUSA/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais