Doentes oncológicos de Santo Tirso “ganham” consultas gratuitas de apoio emocional

Pela primeira vez, os doentes oncológicos de Santo Tirso vão poder ter consultas gratuitas de apoio emocional, nos serviços de Ação Social da autarquia

Imagem: Serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Santo Tirso

A Câmara Municipal de Santo Tirso, acaba de anunciar o lançamento de uma medida de apoio aos doentes oncológicos do concelho, no âmbito do Plano Municipal de Saúde. Pela primeira vez, os doentes oncológicos de Santo Tirso vão poder ter consultas gratuitas de apoio emocional, nos serviços de Ação Social da autarquia, resultado de uma parceria com o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, informa a autarquia em comunicado.

“É uma ação que concorrerá decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos residentes no concelho, que a partir de agora, deixam de ter de se deslocar ao Porto, com benefícios económicos e físicos para quem sofre deste tipo de doença”, sublinha o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

A proposta de protocolo entre a Câmara e o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que permitirá criar consultas gratuitas psico-oncológicas para doentes e familiares, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal, no passado dia 24.
Os serviços de Ação Social da Câmara de Santo Tirso passarão a contar com um gabinete destinado a sessões de psicoterapia, lideradas por equipas técnicas especializadas da Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional Norte.

Para Joaquim Couto, este é um novo passo na área da saúde no concelho: “O apoio ao nível oncológico é um importante avanço no sentido de fazer de Santo Tirso um Município mais justo, mais solidário e mais coeso. Ao longo do mandato temos apostado, e continuaremos a apostar, em criar uma rede de prestação de cuidados de saúde tão abrangente quanto necessária”.

Esta é mais uma medida de discriminação positiva lançada pela Câmara de Santo Tirso, a que se juntam tantas outras, nomeadamente em matéria de Educação e de Coesão Social, com vista a fazer face às desigualdades existentes no acesso a serviços especializados.
As consultas gratuitas psico-oncológicas deverão estar disponíveis a partir de janeiro de 2017.
Fonte: Comunicado de imprensa/SO

 

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais