21 Set, 2017

Doentes de Alzheimer recuperam memórias com ajuda de Google Street View

Chama-se BikeAround e é um sistema, desenvolvido na Suécia, que usa o Google Street View para ajudar idosos com demência a revisitarem as suas memórias.

Recomenda-se às pessoas com demência que realizem atividades físicas, com o propósito de estimular a saúde física e mental. Contudo, os problemas de memória associados a esta condição nem sempre ajudam a cumprir tal recomendação.

De forma a resolver o problema, o Health Tecnology Centre of Halland, na Suécia desenvolveu um equipamento capaz de estimular os músculos e o cérebro destes doentes, de uma forma segura. Assim, o BikeAround combina uma bicicleta estática com o Google Street View projetado num grande ecrã, permitindo aos doentes realizar um “passeio virtual” pelas suas memórias.

Anne-Christine Hertz do Health Technology Centre of Halland explica que as nossas recordações mais fortes estão sempre ligadas à nossa localização, tornando-se frequente tentarmos lembrar-nos logo de onde estávamos quando algo importante aconteceu.

Os investigadores consideram que esta associação potencia a produção de dopamina, um estimulador do sistema nervoso que tem a capacidade de afetar positivamente a gestão da memória de forma mais profunda.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais