4 Mai, 2017

Hipertensão Pulmonar – Um alerta para os sintomas da doença

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar que se celebra amanhã, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) está a desenvolver uma campanha para alertar para os sintomas da doença

A Campanha “Get Breathless for PH”, que em português significa “Perca o fôlego pela HP”, insere-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP), que é assinalado no dia 5 de Maio.

A campanha é promovida pela Associação Europeia de Hipertensão Pulmonar (PHA Europe), uma Associação “chapéu” da qual fazem parte as associações nacionais de cada país europeu, entre elas a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP).

O Dia Mundial da HP é celebrado por toda a Europa, sendo a APHP responsável pela dinamização do evento em Portugal. Os principais objetivos desta celebração são os seguintes: promover a divulgação e difundir conhecimento sobre a Hipertensão Pulmonar (HP) a nível global, através de uma campanha sustentável e de grande impacto, à semelhança do sucesso das atividades dos anos anteriores; Promover o conhecimento sobre os cinco tipos diferentes de HP; Promover a educação sobre hipertensão pulmonar tromboembólica crónica (HPTC) e a importância de um diagnóstico precoce para alcançar não só um tratamento ideal como também uma potencial cura; Sendo que um dos objetivos da campanha é o alerta para os sintomas da doença, o slogan “Get Breathless for PH” simboliza o sintoma que melhor a caracteriza: a falta de ar. Nesse sentido, as atividades comemorativas do Dia Mundial da HP visam “provocar” nos seus participantes a falta de ar e o cansaço através da prática de desporto.

A hipertensão pulmonar é uma doença rara, de difícil diagnóstico, rapidamente incapacitante e mortal na ausência de tratamento, podendo a taxa de mortalidade ser superior à de muitos cancros. Em Portugal, há cerca de 300 doentes diagnosticados e em tratamento, mas acredita-se que haja muitos mais por diagnosticar. Alertando o público para os principais sintomas e implicações da doença, acreditamos que podemos dar um passo de gigante em direção ao diagnóstico precoce, evitando assim a perda de muitos doentes que não se encontram diagnosticados.

O âmbito da intervenção da APHP é nacional, pretendendo atingir os seguintes objetivos: promover o diagnóstico precoce; Divulgar a doença para promover o diagnóstico, comemorando efemérides alusivas, como o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar; Promover o melhor tratamento; Providenciar apoio assistencial, psicológico e social a doentes e cuidadores; Orientar e informar doentes, cuidadores e profissionais de saúde, criando diferentes; plataformas, material informativo e promovendo o encontro de doentes.

logo

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais