20 Fev, 2017

Deco quer substituição gratuita de medicamento retirado do mercado

O Infarmed recomenda aos doentes que não tomem estes medicamentos, devendo adquirir outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

A associação de defesa do consumidor defende que a empresa responsável pela distribuição de um medicamento retirado do mercado deve assegurar a sua substituição de forma gratuita, caso os utentes precisem de novo fármaco.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou a retirada do mercado de dois lotes do medicamento Aspirina 500 mg Granulado, devido a um problema na selagem das saquetas.

“Tratando-se de um problema que não é originado pelos consumidores, não podemos estar a sugerir aos consumidores que paguem segunda vez pelo mesmo medicamento ou por um medicamento alternativo”, disse Bruno Santos, responsável pela área da saúde da associação.

Segundo uma informação publicada no site do Infarmed, a empresa Bayer Portugal irá proceder à recolha voluntária dos dois lotes (BTT1B5L e BTT16P0), com datas de validade até 31 de janeiro de 2018 e 28 de fevereiro de 2017.

A Deco pediu à Bayer que, no âmbito da sua responsabilidade social, assegure a substituição gratuita dos medicamentos que os utentes tiveram necessidade de adquirir na sequência deste caso.

ler mais
ler mais