13 Nov, 2017

Cuidados de Saúde Primários do Algarve já têm médicos dentistas

A partir de hoje, 13 de novembro, os três agrupamentos de centros de saúde da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve disponibilizam consultas de medicina dentária.

A colocação dos profissionais de medicina dentária faz parte do investimento do Serviço Nacional de Saúde na área da saúde oral que, até ao final de 2017, vai integrar a especialidade em 59 centros de saúde a nível nacional.

Numa fase inicial, a ARS Algarve conta com três médicos dentistas e respetivas assistentes de medicina dentária no agrupamento de centros de saúde (ACES) Barlavento, em Portimão, no ACES Central, em Faro, e no ACES Sotavento, em Tavira, sendo que o número de profissionais da área e o número de locais poderá vir a crescer durante o ano de 2018.

Em reunião com o Conselho Diretivo da ARS Algarve, a coordenadora regional do Programa de Saúde Oral do Algarve, diretoras executivas e diretores clínicos dos ACES, médicos dentistas e assistentes de medicina dentária foram traçadas as linhas orientadoras sobre o funcionamento destes novos serviços que têm a capacidade para abranger, numa fase inicial, os utentes com fatores de risco e outras situações que o médico de família considerar que se justifica clinicamente. A referenciação dos utentes para as consultas de medicina dentária é efetuada através do médico de família.

Aumenta assim a capacidade de resposta do Serviço Nacional da Saúde (SNS) no Algarve às necessidades de forma universal e com equidade, tendo em atenção os grupos mais vulneráveis.

Vai haver um progressivo acesso a Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários para garantir o acesso das pessoas com patologias crónicas a cuidados de saúde oral e avaliar a situação de saúde oral das pessoas com as diversas patologias definidas e seguidas no SNS. À data, se existir necessidade de efetuar raios x apicais, os médicos dentistas já o podem realizar porque os gabinetes estão munidos com equipamentos de raios x intraorais.

Este reforço nos Cuidados de Saúde Primários no Algarve traz mais outra novidade. A partir do início de dezembro, o SNS do Algarve disponibiliza, pela primeira vez nos ACES, um ortopantomografo digital direto para execução de imagens radiológicas panorâmicas (ortopantomografia digital) – anteriormente possível só no universo da Saúde Privada – que ficam disponíveis no sistema de arquivos de imagens da ARS Algarve.

Nas consultas efetuadas nos Cuidados de Saúde Primários dos três ACES da ARS Algarve será possível a realização das seguintes intervenções:

– Consulta de medicina dentária

– Consulta de urgência

– Restauração direta definitiva em resina composta e cimento

– Exodontia de dentes permanentes e decíduos e supra-numerários

– Obturação canalar

– Destartarização

– Raspagem e alisamento radicular

– Tratamento periodontal de manutenção

– Gengivoplastia e gengivectomia

– Drenagens

– Selamento de fissuras.

Comunicado/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais