30 Nov, 2016

Crítico feroz do “Obamacare” é o novo Secretário da Saúde do executivo de Donald Trump

Chama-se Tom Price, tem 62 anos de idade, é médico e foi professor assistente de cirurgia ortopédica na Universidade de Emory, em Atlanta, no Estado da Geórgia, que representa na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) desde 2005, pelo Partido Republicano. E é também um acérrimo opositor do plano de reforma do sistema de saúde iniciado por de Barack Obama (Obamacare)... Que quer ver revogado.

Chama-se Tom Price, tem 62 anos de idade, é médico e foi professor assistente de cirurgia ortopédica na Universidade de Emory, em Atlanta, no Estado da Geórgia, que representa na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) desde 2005, pelo Partido Republicano.

E é também um acérrimo opositor do plano de reforma do sistema de saúde iniciado por de Barack Obama (Obamacare).

E vai ser o próximo secretário do U.S. Department of Health and Human Services (HHS), o equivalente ao nosso Ministério da Saúde, tendo como primeira e principal missão, revogar o The Affordable Care Act, vulgarmente conhecido por Obamacare… A maior reforma iniciada nos EUA na área da Saúde desde que os programas Medicare e Medicaid entraram em vigor em 1965. Algo que certamente fará, logo que a sua nomeação seja aprovada pelo Senado (em que os Republicanos estão em maioria, tal como sucede na Câmara dos Representantes).

A extensão da mudança – ou retrocesso – que se irá operar é ainda desconhecida. ISto porque ao contrário do que sempre advogou durante a campanha eleitoral, Donald Trump parece agora disposto a manter algumas das medidas do seu antecessor.

Por exemplo, em entrevista à CBS após ter sido eleito, Trump afirmou que é favorável a manter os termos que permitem aos jovens estar abrangidos pelo seguro de saúde dos pais e que impedem que as companhias de seguros neguem a cobertura a pessoas com condições pré-existentes.

Em todo o caso, substituir a lei do sistema de saúde do Presidente Barack Obama é “uma das pastas que irá liderar como secretário da Saúde”, afirmou hoje o porta-voz da equipa de transição de Donald Trump, Jason Miller.

Em reação, o senador Chuck Schumer, que será o novo líder democrata no Senado, afirmou que Tom Price provou ao longo do seu percurso estar longe do pensamento geral dos americanos e daquilo que estes desejam para os programas e serviços de saúde para idosos, pessoas com deficiências e mulheres.

“A nomeação do congressista Price para secretário da Saúde é semelhante a pedir à raposa para guardar o galinheiro”, disse Schumer.

Este conservador dos subúrbios de Atlanta trabalhou diretamente com o líder republicano da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, em matérias orçamentais.

Numa declaração feita hoje, Price disse sentir-se “humilde perante os incríveis desafios que se avizinham e entusiasmado pela oportunidade de fazer parte da resolução em nome do povo americano”.

O Presidente eleito Donald Trump, vencedor das eleições do passado dia 08 de novembro, será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

LUSA/NIH

 

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais