Crianças convidadas a inventar o que nunca foi inventado

“Inovar é divertido” é o nome do programa de responsabilidade social que a companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, vai implementar a partir de novembro, nas escolas do 1º ciclo, da freguesia dos Olivais

“Inovar é divertido” é o nome do programa de responsabilidade social que a companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, vai implementar a partir de novembro, nas escolas do 1º ciclo, da freguesia dos Olivais. O projeto pretende desafiar as crianças da comunidade local, a recorrerem à sua imaginação e criatividade, para inventarem o que nunca foi inventado. A iniciativa será lançada na próxima sexta-feira, 11 de Novembro, pelas 10h00, na Escola Básica Sarah Afonso.

O projecto da Boehringer Ingelheim terá início no primeiro período do ano letivo de 2016/2017, com a celebração do Dia da Inovação e será implementado nas escolas EB1/JI Alice Vieira, EB1/JI Sarah Afonso e EB1/JI Manuel Teixeira Gomes. No segundo período, será organizada uma Feira da Inovação, que consistirá na resolução de desafios que apelem ao desenvolvimento de processos inovadores e criativos, ao longo de um dia. Os diversos momentos do programa terão o apoio da Boehringer Ingelheim e dos seus colaboradores em regime de voluntariado, que disponibilizam o seu tempo e experiência. Este trabalho é desenvolvido em parceria com os professores das escolas.

“Inspirado na filosofia da Boehringer Ingelheim – «Value through Innovation», este programa visa sensibilizar e envolver as camadas mais jovens porque é nessas idades que a capacidade de inovar se está a formar. Ao estimular a capacidade de inovação da criança contribuímos para aumentar as suas competências cognitivas e os níveis de confiança, para superar os desafios inerentes ao processo de crescimento” explica Vanessa Jacinto, Head of Market Access and External Affairs da empresa.

A primeira fase do programa consiste na oferta de uma caixa recheada de materiais diversos, cartões de desafio e fichas pedagógicas, devidamente enquadrados no programa escolar do 1.º ciclo e validados pela Direção-Geral da Educação. As crianças, com a ajuda dos professores, poderão utilizar os materiais disponíveis para concretizar os desafios ao longo do ano letivo.

A iniciativa prevê igualmente a participação dos avós, para realçar a importância da partilha de conhecimentos entre as diferentes gerações, tendo subjacente uma lógica de investigação-acção, experimentação, inovação. O conhecimento que os avós possuem sobre a utilização dos materiais oferece confiança às crianças, possibilitando que estas abram as asas à sua imaginação e capacidade de criar, a partir dos elementos já existentes.

“Inovar é divertido” insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da Boehringer Ingelheim a nível mundial, e terá continuidade até final do ano letivo.

ler mais

RECENTES

ler mais