25 Jan, 2018

Criança internada com meningite em Gondomar

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) garantiu que se trata de um "caso isolado".

Esta terça-feira, 23 de janeiro, foi notificado um caso de doença invasiva meningocócica numa criança, em Rio Tinto, Gondomar.

As Autoridades de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar tiveram conhecimento do caso, quer através da sua notificação na plataforma de apoio ao SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), quer através do Centro Hospitalar onde foi efetuado o diagnóstico.

“De imediato, desenvolveram as medidas consideradas necessárias, nomeadamente a quimioprofilaxia com antibiótico dos contactos íntimos identificados, de acordo com as normas técnicas da Direção-Geral da Saúde, com vista a diminuir o risco de transmissão da doença naquela população”, descreve a nota da ARS-Norte.

Os casos de meningite, embora raros, ocorrem com maior frequência nesta altura do ano. A transmissão da doença faz-se por contacto direto, em situações de grande proximidade física, através de secreções faríngeas. A bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais