26 Dez, 2016

Coreia do Sul abate mais de 25 milhões de aves devido a gripe aviária

As autoridades sul-coreanas anunciaram hoje que abateram 22,5 milhões de aves este inverno para impedir a propagação do vírus da gripe aviária, a que se vão juntar outros três milhões nos próximos dias

Com esta medida, a Coreia do Sul tenta conter o surto de H5N6 detetado no passado dia 16 de novembro nas fezes de aves migratórias em Haenam, que se estendeu a outras zonas do país e já representa o pior caso deste vírus altamente infeccioso desde 2014.

O número de aves sacrificadas até à data representa aproximadamente 15% do total do país, segundo explicou Lee Yon-jin, representante do Ministério da Alimentação, Agricultura e Assuntos Rurais, à agência estatal Yonhap.

O maior surto de gripe aviária dos últimos anos no país asiático, em 2014, levou as autoridades a abaterem mais de 14 milhões de animais, gerando fortes perdas para o setor de avicultura.

No final de 2015, a Coreia do Sul tinha 155 milhões de galinhas e 8,7 milhões de patos.

O Japão encontra-se em nível máximo de alerta devido a esta estirpe do vírus da gripe aviária, que já obrigou as autoridades a abaterem mais de 500 mil galinhas e patos.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais