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Como promover a saúde e a boa disposição na empresa e ao mesmo tempo reter os talentos!

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O mercado de trabalho é uma realidade em constante mutação e, atualmente, sobretudo com a influência da geração millennial, verificamos que os profissionais não procuram apenas um emprego que lhes pague as contas ao final do mês! Querem muito mais do que isso: querem sentir-se parte do ADN da empresa em que trabalham, querem que lhes sejam propostos projetos de vida; requerem planos de carreira e de formação contínua. E querem, também, desenvolver tudo isto num ambiente flexível, saudável e que lhes permita ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Felizmente, os líderes das grandes empresas estão atentos a estas preocupações e o desenvolvimento de políticas de retenção integradas, que englobam todos estes fatores, é cada vez mais comum e tido em conta pelas empresas.

Porque é um tema que me é particularmente caro, foco-me hoje na promoção de um ambiente de trabalho saudável.

É quase um lugar-comum referir que um colaborador saudável, física e psicologicamente, será um profissional mais feliz e, consequentemente, mais produtivo. Mas que fatia da promoção dessa saúde deve ficar sob a alçada das empresas? Têm estas alguma responsabilidade relativamente à saúde do colaborador ou esta cai totalmente sob o domínio da esfera privada?

As empresas não podem, naturalmente, obrigar os seus colaboradores a desenvolver um estilo de vida saudável. Mas podem – sem sombra de dúvida – tomar iniciativas para incentivá-los a fazê-lo.

Pela minha própria experiência, verifico que os profissionais valorizam muitíssimo este tipo de iniciativa. Por exemplo, patrocinar a participação em corridas, realizar aulas de padel em grupo ou organizar aulas de ginástica exclusivas para a empresa têm sido das políticas desenvolvidas pelo departamento de Marketing que maior feedback positivo têm gerado. Não só são o momento perfeito para fazer exercício de forma divertida, como contribuem de forma imensurável para o team bulding da empresa. Seja durante ou depois dos eventos, é quase palpável a boa disposição e o espírito de equipa entre todos os colegas!

Para as empresas que querem ir mais além, oferecer a mensalidade do ginásio aos colaboradores como fringe benefit é também uma excelente opção, extremamente valorizada.

Não obstante, as ações não se esgotam no desporto e é importante que os líderes se preocupem com a saúde global dos seus colaboradores. Disponibilizar massagens no escritório; realizar workshops de alimentação saudável; estabelecer parcerias com empresas de comida com opções mais sãs; patrocinar tratamentos para deixar de fumar… as possibilidades que a empresa tem para contribuir para uma vida mais saudável dos colaboradores são incontáveis e muito apreciadas.

Para as empresas que querem reter o seu talento, a minha proposta recai então sobre dois apectos: saúde e criatividade. Enquanto gestor, pense em como poderá ir mais além para garantir o engagement dos colaboradores; descubra aquilo que os apaixona, que os motiva e não hesite em aplicar na prática as políticas e ações que podem, de facto, contribuir para garantir a felicidade dos profissionais no quotidiano da empresa.

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